Pensando em ser Radiologista? Então esse post é para você
No dia do Radiologista, conheça a carreira da Médica Radiologista, Dra. Suheyla Ribeiro, com dicas inspiradoras para quem pensa em escolher a especialidade
Hoje é o Dia Nacional do Médico Radiologista e o Dia Internacional da Radiologia. “Uma data especial, pois remete aos caminhos que a especialidade nos permite alcançar”, destaca a Médica Radiologista do Grupo de Cabeça e Pescoço, Dra. Suheyla Ribeiro, referência do Centro de Ensino em Imagem do Einstein.
A data foi fixada porque em 8 de novembro de 1895 o físico Wilhelm Conrad Röntgen descobriu a existência de raios X, conforme lembra a Dra. Suheyla, Coordenadora da Pós-graduação Estado da Arte em Diagnóstico por Imagem em Neurorradiologia e Cabeça e Pescoço (RM e TC) e da Pós-graduação em Imagem – TC/RM.
Por que ser Radiologista?
Segundo a Médica, a versatilidade é um dos pontos mais atrativos. Médicos Radiologistas podem atuar tanto no segmento diagnóstico quanto no terapêutico, na interpretação de exames de imagem, prevenção e tratamento de doenças.
No seu caso, a atuação no Einstein já dura dez anos. “Entrei no Einstein em 2015 como Residente de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e o Hospital tem sido minha segunda casa, desde então. Atualmente minha rotina, assim como de muitos profissionais da área, é bastante dinâmica, com os períodos alternados de assistência e atividades de ensino”.
A Radiologista também atua na Graduação de Medicina, na disciplina Morfologia 1 e no Estágio Eletivo em Radiologia. “Ensinar anatomia para os alunos do primeiro semestre do curso me encanta, pois relaciono ao que me motivou a escolher minha especialidade”, relata.
Dra. Suheyla relembra que seu primeiro contato com a Radiologia foi em 2009, no primeiro ano de faculdade, nas aulas de correlação anátomo-radiológica, que foram motivadoras e uma grande inspiração para sua carreira.
A diversidade na atuação, lembra a Médica, é o que a especialidade tem de mais precioso. “Existe um campo muito vasto e engana-se quem pensa que é uma área monótona. A Radiologia é como uma grande consultora de todas as outras especialidades, auxiliando-as”.
Como é a Radiologia do Ensino Einstein?
A metodologia ativa no Ensino Einstein, ressalta a Dra. Suheyla, integra estudantes, docentes e pacientes, de modo que o conhecimento se desenvolve em todas as atividades.
“Teoria e prática caminham sempre juntas nas atividades dos Médicos residentes e pós-graduandos. Ao final dos estágios, nossos alunos têm feedbacks com os pontos positivos e as oportunidades de melhoria, para avaliarem se foram atingidos os objetivos e aprimorarem o aprendizado”, explica.
A estrutura, reforça a Médica, é voltada para o aprendizado e o sucesso do aluno, seja ele graduando, Médico residente ou pós-graduando.
“Esse aluno tem um papel muito importante em todo o processo e o objetivo maior é que ele se torne um profissional Einstein, que possa tanto ser absorvido pelo próprio hospital quanto levar para o restante do país o aprendizado obtido conosco”, destaca.
O resultado, acrescenta, é a facilidade que os alunos do Centro de Ensino em Imagem do Einstein têm na inserção no mercado de trabalho, com oportunidades de crescimento contínuo.
Mercado em expansão
Dra. Suheyla lembra que, entre os motivos que a fazem ter a certeza de que fez a melhor escolha para sua carreira, está a vantagem de a área representar um mercado em expansão.
Umas das atuações de destaque na área, lembra a Médica, é a radiologia intervencionista. “O profissional que opta por essa subespecialidade, entre tantas outras, faz procedimentos complexos ficarem muito mais simples, reduzindo complicações para o paciente”.
Nesses casos, ela comenta que são procedimentos minimamente invasivos com resultados altamente satisfatórios, tanto em diagnóstico como em tratamento.
“A Radiologia está sempre na vanguarda, destacando-se pelas inovações e tecnologias. O uso da inteligência artificial é um exemplo, com uma aplicabilidade importante e variada. Temos esse papel de guiar as especialidades através de mundos novos e campos desbravadores”, define a Médica.
Centro de Ensino em Imagem
O Centro de Ensino em Imagem do Einstein, que acaba de completar 25 anos e é coordenado pelo Gerente Médico de Ensino Dr. Ronaldo Baroni, vem constantemente ampliando o portfólio de cursos oferecidos.
Dra. Suheyla destaca a recente criação do Curso de Pós-graduação em Imagem Geral (TC/RM), voltado para Médicos residentes e Radiologistas, que além das aulas práticas em formato hands-on, contará com mentorias individualizadas conduzidas pelos coordenadores do curso. “É o primeiro curso da Imagem Einstein com mentoria. Acredito que esse será um grande diferencial para o aprendizado dos alunos”, ressalta Dra. Suheyla.
Sentido para a profissão
Relembrando o início na especialidade, a Médica conta que desejava uma área que lhe permitisse conciliar a assistência com atividades de ensino. Na Radiologia, encontrou o sentido de sua profissão.
“Não posso deixar de expressar minha admiração por todos que convivem e compartilham comigo o dia a dia no Einstein. Sou muito grata a todos os colegas Médicos Radiologistas que tanto me ensinaram e me guiaram até aqui”, conclui.