Projeto Travessia, dos alunos das Graduações do Einstein, comemora seu 2º ano com grandes realizações
Entre os planos para 2023, está a promoção de ações com atividades físicas para arrecadar fundos destinados a intercâmbio permanente de extensão cultural e atendimento em saúde da comunidade do Quilombo Ivaporunduva
Desde sua primeira grande ação, em 2021, o Projeto Travessia vem mostrando como a atividade acadêmica pode estar atrelada à promoção do bem comum. Capitaneado por alunos das Graduações da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), o projeto vem acumulando experiências sobre o reflexo das boas ações na vida de quem as pratica.
Daquele ano até março de 2023, foram oferecidos relevantes trabalhos voltados à promoção da saúde da população, tais como:
- Ação de Natal com 20 voluntários que distribuíram brinquedos, doces e realizaram atividades lúdicas com as 130 crianças do Instituto Pivi, em dezembro de 2021;
- Recepção Solidária de 2022, realizada no início do Trote Solidário de calouros da FICSAE. Em março e setembro do ano passado, 120 ingressantes nas turmas das Graduações em Medicina, Fisioterapia e Enfermagem foram ao Centro Educacional Unificado (CEU) Caminhos do Mar, impactando 1.400 crianças, que se divertiram com os jovens e conheceram comportamentos básicos de saúde e higiene;
- Visita ao Quilombo Ivaporunduva, em conjunto com o Colégio Santa Cruz, em abril de 2022, que contou com atendimentos de três Médicos e 7 voluntários do Einstein à população local, além da rica experiência com o intercâmbio cultural e de saúde entre os alunos;
- Distribuição de cerca de 1.500 itens entre roupas, cobertores e calçados para cerca de 250 pessoas em situação de rua na praça da Sé, capital de São Paulo, em maio do ano passado.
Em julho de 2022, os alunos do Projeto Travessia focaram na especialidade de Neurologia e, em parceria com o Instituto VerdEscola, realizam a Expedição Neurodesenvolvimento. “É muito bom promover essa valiosa troca em que temos a oportunidade de conhecer outras realidades e fortalecer a importância da responsabilidade social”, diz a Diretoria de Relações Externas da iniciativa, Laura Alves Nascimento, aluna do 4º ano da Graduação em Medicina.
Os estudantes levaram 11 Médicos voluntários especializados em Neurologia e Neuropediatria, além de Psicopedagogos, para atender 32 crianças da Barra do Sahy, litoral Norte de São Paulo. O Instituto precisava unir todos esses profissionais para fechar diagnósticos e obter laudos. Entre eles, o Transtorno do Espectro do Autismo e Transtorno do Desenvolvimento. “Assim puderam dar continuidade aos tratamentos desse público infantil”, alegra-se Laura.
Leia também
- Projeto “Cientista do Amanhã” proporciona imersão em ciências para 37 jovens de Paraisópolis
- Da comunidade de Paraisópolis ao Ensino Médio Integrado ao Técnico em Enfermagem
Projeto Travessia na comunidade Bemfica
Em outubro de 2022, aconteceu a esperada 2ª edição da Ação de Pediatria na comunidade Bemfica, que marcou o início das atividades do Projeto Travessia. Nesse período, 55 voluntários – entre Médicos e alunos – promoveram 100 atendimentos a crianças do local, que em fevereiro de 2023 ganhou um Censo do Projeto, cadastrando 175 residências com informações de saúde, em conjunto com a Associação dos Moradores.
Depois disso, para o público infantil que participa desse programa e precisa de acompanhamento neurológico, foi criada uma Ação de Neurodesenvolvimento, em outubro do mesmo ano, em que 18 voluntários realizaram nove atendimentos, seguindo os moldes da ação no Instituto VerdEscola. “Conseguimos agilizar diagnósticos e encaminhamentos que precisavam ser feitos para Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais do serviço público de saúde”, conta Laura.
Com a ajuda de 11 estudantes voluntários, os alunos do Projeto arrecadaram 355 itens vendidos no 1º Bazar Beneficente Travessia, em dezembro de 2022, cuja renda está sendo utilizada para financiar suas ações sociais.
De Bemfica, o grupo já estendeu as boas ações. Em março de 2023, foi realizada a 1ª Ação de Ginecologia em Carapicuíba. Em conjunto com a Prefeitura dessa cidade, foram concretizadas 85 consultas por 24 voluntários, responsáveis por 31 exames de Ultrassonografia e 41 de Papanicolau. “Algumas mulheres estavam na fila esperando por diagnósticos e tratamentos. Então, viabilizamos esses testes com encaminhamentos para a continuidade do cuidado”, afirma Laura.
A Ação Recepção Solidária é permanente e em março deste ano aconteceu a 3ª edição, envolvendo 60 calouros da FICSAE que levaram alegria e educação em saúde para 100 crianças do CEU Paraisópolis. De acordo com a aluna, as próximas iniciativas que já estão sendo estruturadas dizem respeito a:
- Treino Travessia, que consiste na realização de atividades físicas, programadas para junho deste ano, para arrecadar fundos para o Projeto;
- Quilombo Ivaporunduva, com a intenção de desenvolver um projeto de extensão cultural e de atendimento e promoção da saúde dessa população.
As ações do Projeto Travessia são compartilhadas no perfil no Instagram @travessia.projeto, no qual é possível não apenas acompanhar os próximos passos seguidos pelos alunos, como contribuir no que for necessário.