Samanta Ziram: de Aprendiz a Enfermeira no Einstein
Aos 23 anos, Samanta Ziram começou a sua primeira experiência na Instituição na área de hospitalidade, quando ainda estava no começo da Graduação em Enfermagem
Sempre dedicada, Samanta Ziram de Albuquerque conseguiu uma bolsa de estudos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para cursar no período noturno a Graduação em Enfermagem, formando-se em julho de 2021.
O primeiro emprego foi como Aprendiz da hospitalidade na Unidade Einstein do Morumbi, em agosto 2017, quando estava no primeiro ano de sua Graduação. Nesse cargo atuava nas recepções da Oncologia, acompanhando pacientes até o leito, salas de exames e a diversos outros setores. Ela também fornecia informações variadas e esclarecia dúvidas sobre os serviços e assuntos administrativos.
Viveu essa rotina por 11 meses, até julho de 2018. “Havia a possibilidade de renovação e como eu queria muito, nunca perdi a esperança”, conta Samanta. E ela estava certa, o banco de dados de profissionais do Einstein permanece disponível por um ano. Após nove meses, ela foi chamada para atuar na Instituição novamente, em abril de 2019.
Esse início de uma trajetória profissional que culmina hoje como Enfermeira Júnior, aos 23 anos, começou quando uma amiga de sua família, Técnica em Enfermagem na Maternidade Einstein, a indicou para ser Aprendiz, por meio do Programa da Instituição Quem Indica Amigo É “Eu me inscrevi no processo seletivo, participei de duas etapas e fui contratada para a área do meu interesse: hospitalidade, pois queria lidar diretamente com o paciente”.
Finalizada essa etapa, ela voltou com mais experiência ao mercado de trabalho. “Consegui um estágio remunerado de oito horas, na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia em uma clínica particular, onde também exerci a função de auxiliar de sala, além de ajudar em toda a rotina do local”.
Essa vivência durou quatro meses, pois Samanta alimentava a possibilidade de voltar a trabalhar no Einstein. Pouco antes de iniciar o terceiro ano da Graduação, foi convidada a colaborar novamente em uma de suas unidades. “Realizei novamente um processo seletivo e fui contratada para atuar na unidade Jardins como Assistente de Atendimento 2”.
Ela começou a trabalhar na Medicina Diagnóstica Ambulatorial, em funções administrativas e de orientações a pacientes sobre preparo de exames, agenda para atendimento e esclarecimento de dúvidas, além de diversos procedimentos com vistas a auxiliar outros setores da unidade.
A sua dedicação aos pacientes colaborou para que fosse transferida ao setor de Check-up Empresarial. “Eles passam de cinco a seis horas realizando exames e consultas. Esse tempo traz mais proximidade e eu considero valioso o período dedicado a pessoas”.
Pós-graduação em Emergência e Urgência
Com toda essa experiência, na metade de 2021, Samanta formou-se Enfermeira. Esse salto colaborou para que em setembro do mesmo ano estivesse inserida no programa de Pós-graduação de Enfermagem em Emergência e Urgência do Einstein, desenvolvendo paralelamente suas funções no setor de Check-up Empresarial.
Segundo ela, o curso superou todas as suas expectativas. “Os professores são altamente capazes e conhecedores dos assuntos ensinados e debatidos em sala de aula. Eu tenho aprendido mais do que eu imaginava. Eles compartilham muitas experiências e fornecem uma visão ampla do mercado”.
Com base em seus estudos, Samanta considera a comunicação uma habilidade muito importante para o profissional da saúde. “Quanto mais efetiva a forma de se comunicar, melhor vai disseminar o seu conhecimento e contribuir também para o entendimento de todas as condutas necessárias para os procedimentos tanto individualmente quanto entre equipes”.
Na Emergência e Urgência o paciente passa por momentos em que mais precisa do profissional da saúde, conforme explica a Enfermeira. Para ela, trata-se de uma cena crítica em que é fundamental pensar no todo e entender as melhores ações a serem tomadas, tanto no que diz respeito à equipe, quanto a atitudes individuais.
Ela inclusive elogia os equipamentos utilizados no curso e a didática de todas as aulas, principalmente os treinamentos realizados no Centro de Simulação Realística. Esse é o momento de praticar os ensinamentos em sala de aula e a teoria estudada, testar as habilidades e analisar as competências que precisam ser melhoradas. “Como eu não tenho experiência em Emergência e Urgência, essa Pós-graduação está agregando muito valor ao meu currículo e à carreira que eu pretendo construir”.
Como exemplos ela cita a conduta mais adequada que uma Enfermeira precisa assumir para atender a contento uma parada cardiorrespiratória, um trauma de abdômen e de crânio encefálico e um infarto, entre outros. “Na Pós-graduação já fiz estágios no setor de Emergência e Urgência em dois hospitais e aprendi vários procedimentos que me mostraram a importância de estar preparado para cuidar bem dos pacientes”.
Ela decidiu pela Pós-graduação porque queria ter as experiências dos atendimentos na prática. “No Einstein eu realmente estou presenciando a rotina do setor e aprendendo a forma de agir em relação ao paciente e à equipe”. Complementando essa especialização, recentemente obteve o certificado internacional do Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), pelo American Heart Association ministrado pelos enfermeiros da Instituição.
A especialização Enfermagem em Emergência e Urgência do Ensino Einstein capacita os profissionais a atuar com conhecimento e agilidade. A abordagem humanizada no atendimento a pediátricos, adultos e idosos em situações críticas, tanto no pré, quanto intra-hospitalar, é fundamental. Por meio do aprendizado dos protocolos de instituições renomadas nacionais e internacionais, o aluno é treinado a gerenciar até mesmo o atendimento em catástrofes.
Entre as funções de seu cargo atual, Samanta realiza a triagem, afere sinais vitais, faz consulta de enfermagem para idosos e auxilia na demanda dos setores da cardiologia e ultrassonografia dentro do Check-up.
Ela conta que também está passando por todas as atividades para compreender o funcionamento de cada serviço. “Faço o acolhimento e acompanho o paciente em suas etapas necessárias. Sei que é uma evolução. Por isso, estou me preparando para ajudar pessoas em estado crítico, pois quando estiver no setor de Emergência e Urgência eu quero oferecer o meu melhor”, profetiza.
Cursos relacionados