Eu sou Einstein

Ensino Médio Técnico do Einstein prepara jovens para desenvolver habilidades profissionais

Capacitar jovens para o mercado de trabalho é o propósito do Ensino Médio Integrado ao Técnico, além de possibilitar a continuidade dos estudos

A falta de experiência profissional, no Brasil, representa muitas vezes um entrave ao ingresso de jovens no mercado de trabalho. O Ensino Médio Integrado ao Técnico em Saúde do Einstein foi criado justamente para suprir a lacuna existente entre o ensino profissionalizante e a prática nas empresas, conforme especialistas.

Na Escola Técnica da Instituição, os jovens saem preparados para exercer suas profissões dentro da realidade do mercado, já que o ensino-aprendizagem é baseado nas expertises oferecidas pelo Hospital. Bruna Lima de Brito começou o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Enfermagem do Einstein, aos 15 anos. “Além de concluirmos essa fase dos estudos já com uma profissão, a qualidade do aprendizado que absorvemos ajudou a nos construir como cidadãos. Foi uma mudança radical”, conta.

Para ela, os três anos de formação contribuíram fortemente no seu crescimento intelectual e pessoal. “Eu reforcei meus princípios e valores associados ao bem maior. O Einstein estimula reflexões sobre a nossa cultura, envolvendo também as diversas etnias e costumes do Brasil. Evoluí muito nesses aspectos relacionados ao respeito por todos os seres humanos”.

Em janeiro Bruna recebeu um convite para participar do Programa ‘Quem Indica Amigo É’, do Einstein, e como tinha 17 anos não pôde participar do processo seletivo para uma vaga disponível. “No mês de maio de 2022, fiz 18, consegui o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e, depois de uma semana, a Escola Técnica do Einstein me indicou para um recrutamento”.

Ela participou do processo seletivo e foi contratada para começar a atuar no final de julho como Técnica em Enfermagem no setor de Endoscopia, do Hospital Municipal Vila Santa Catarina Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho, administrado pelo Einstein. “Para mim foi perfeito, porque o período de trabalho é diurno, o que me possibilita continuar fazendo cursinho à noite, que iniciei no começo deste ano”.

A Técnica em Enfermagem afirma que está muito feliz e realizada. Em seu setor tem conquistado o carinho e a admiração dos mais experientes, que sempre ressaltam que ela foi muito preparada para assumir suas funções. “As pessoas que trabalham comigo sempre pedem informações sobre o curso que eu fiz, com a intenção de recomendá-lo para filhos e pessoas conhecidas. Eu fico muito lisonjeada”.

A jovem também é o orgulho de sua família, pois além de estar sendo reconhecida como uma boa profissional em tão pouco tempo de trabalho, está indo muito bem nas disciplinas do cursinho. Em breve, Bruna comemorará mais uma etapa de seus estudos. “Eu pretendo cursar as Graduações em Direito e em Enfermagem, se possível simultaneamente”, sorri.

Aprendizagem para a vida toda

Rafaela Larissa Bento Cancelo tinha acabado de fazer 16 anos e finalizado o primeiro ano do Ensino Médio em um colégio convencional perto de sua casa, quando decidiu mudar o rumo de sua história e matricular-se no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Enfermagem do Einstein.

Filha e sobrinha de Técnicas em Enfermagem, ela começou no segundo ano do curso técnico movida pela vontade de seguir carreira na Medicina. “Sempre admirei o trabalho da minha mãe e tia, principalmente pelo fato de cuidarem de pessoas. Quando descobri essa possibilidade para mim, decidi mudar de escola”.

Ao terminar o Ensino Médio Integrado ao Técnico, no final do ano passado, Rafaela já tinha em mente participar do processo seletivo para ingressar na Graduação em Enfermagem. “Percebi que a minha vocação seria estar mais próxima dos meus pacientes”.

Ser jovem e formada em uma profissão enaltecida em sua família trouxe a ela muito incentivo para ingressar no mercado de trabalho, logo que completou 18 anos. “Eu participei de um processo seletivo do Hospital das Clínicas no começo do ano, passei e atualmente atuo como Técnica em Enfermagem na área de Obstetrícia”

Atuar nessa especialidade coincidiu com a sua motivação. “Aconteceu naturalmente e estou adorando”. Antes disso, durante os estágios ela percebeu certo talento a ser desenvolvido. “Senti que seria a área do meu coração, além de ter descoberto habilidades para desempenhar os procedimentos relacionados aos tipos de pacientes do setor”.

Certa do caminho que deseja seguir no momento, Rafaela afirma que fará a Graduação em Enfermagem, para depois seguir com uma Pós-graduação, com o objetivo de consolidar-se como uma boa Enfermeira nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia. “Eu gostaria muito de realizar esses dois cursos no Einstein. Principalmente para dar continuidade ao nível de ensino que eu recebi no Técnico, o qual me ajudou a conquistar a vaga que ocupo hoje e continuará me direcionando no desenvolvimento do trabalho que terei por muito tempo”, finaliza.

Cursos Relacionados:

Notícias relacionadas