Seminário Internacional destaca Doenças Inflamatórias Intestinais
Distribuídas em blocos focados nas principais doenças, apresentações programadas trarão os avanços e fundamentos de profissionais que atuam na área

Entre os dias 12 e 15 de março, será realizada a segunda edição do Seminário Internacional de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein –Campus Cecília e Abram Szajman – Auditório Camilla Bueno. Presencial, o evento acontece a cada dois anos.
Segundo o Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo do Einstein, Dr. Arceu Scanavini Neto, da Comissão Organizadora e Científica do evento, as discussões serão baseadas em casos reais e condutas fundamentadas na experiência de profissionais que atuam em diagnósticos, tratamentos e acompanhamento de pacientes.
“Teremos as Keynote Lectures, que são as Conferências de especialistas. O intuito é estabelecer os temas principais, com recentes resultados das áreas mais avançadas que estudam as DII”, salienta Dr. Arceu.
O público-alvo conta com Médicos e Cirurgiões Gastroenterologistas, Radiologistas, Pediatras, Psiquiatras, Coloproctologistas e outros profissionais de saúde, como Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas e Nutricionistas, além de Residentes de Clínica Médica e de Cirurgia.
Blocos distribuídos conforme os temas
Na programação do Seminário serão discutidos os principais temas distribuídos em blocos, relacionados às doenças:
- Retocolite Ulcerativa, com posicionamento das terapias disponíveis;
- Doença de Crohn, destacando a mudança na evolução da doença, comparando-se às décadas passadas;
- Casos em Pediatria e Idosos, diferenciando diagnósticos e tratamentos;
- Multidisciplinar e Pacientes, com ênfase em orientações nutricionais e a importância do suporte psicológico;
- Medicina de Precisão, pontuando literatura, prática e propostas para o futuro;
- Doença Celíaca, apresentando as novidades para pacientes e propostas para disseminar o conhecimento sobre a doença.
Iniciativa a partir do Grupo Médico Assistencial
A iniciativa de criar um evento sobre DII surgiu do Grupo Médico Assistencial da área. Os Grupos Médicos Assistenciais do Einstein têm como objetivo reunir profissionais de saúde em atualizações e discussões multidisciplinares sobre diversos temas e especialidades.
“Cuido do gerenciamento e organização de ações idealizadas por esse Grupo e outros também”, diz a Enfermeira Graziele Dias. Ela define as DII como condições crônicas e autoimunes, com impacto na qualidade de vida dos pacientes, afetando a saúde física e mental.
A Enfermeira lembra que a abordagem sobre essas doenças considera fatores genéticos e estilos de vida, diante de uma dieta ocidental rica em alimentos processados, além de poluentes e produtos químicos que alteram a microbiota intestinal.
Manifestações de pacientes em bloco inédito
“Como novidade na edição 2025, vamos incorporar ao programa o bloco sobre Doença Celíaca, que contará com depoimentos e casos reais, indo além das palestras”, revela Graziele.
A conscientização sobre os sintomas e o acesso a exames e medicamentos, acrescenta a Enfermeira, são fundamentais para o tratamento e redução do impacto da doença.
A Doença Celíaca é uma desordem autoimune crônica, causada pela ingestão de glúten em pessoas geneticamente predispostas, resultando em inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, atrofia das vilosidades intestinais e má absorção de nutrientes.
O quadro leva ao comprometimento na absorção de nutrientes, levando a complicações. O manejo inclui terapia, dieta de exclusão de glúten, acompanhamento médico, suporte nutricional e psicológico.
Embora não seja uma DII, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, a Doença Celíaca compartilha aspectos imunológicos e inflamatórios, podendo coexistir com essas doenças. O desequilíbrio imunológico afeta o trato gastrointestinal e necessita de abordagens terapêuticas integradas.
“O bloco terá esses diferenciais para disseminar o conhecimento sobre a doença, com a escuta de pacientes e familiares para o esclarecimento de dúvidas”, conclui Graziele.
Para garantir a inscrição, clique aqui.