Técnica em Radiologia transforma vivência pessoal em propósito profissional
Formada no curso Técnico em Radiologia do Ensino Einstein, Luíza conquistou uma vaga no Hospital e transformou a perda da irmã em missão em prol dos pacientes

Quando perdeu sua irmã, Ana Karolina, de 16 anos, vítima de um câncer cerebral, em agosto de 2021, Luíza Gabriela Oliveira de Jesus decidiu transformar a dor em propósito de vida.
Durante quase uma década, acompanhou a irmã em consultas e longos deslocamentos, motivados pela falta de exames de Raio-X em sua cidade natal, Trancoso (BA). Essa vivência despertou o desejo de atuar na área da Radiologia, contribuindo para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças em outras famílias.
Sem conhecer o Hospital Israelita Albert Einstein, Luíza relembra que buscou na internet pelas palavras “melhor hospital do Brasil”. A partir dessa pesquisa, encontrou o nome que viria a se tornar parte central de sua trajetória profissional.
Incentivada pelos pais e sensibilizada pela história da irmã, ingressou no curso Técnico em Radiologia da Escola Técnica do Ensino Einstein, onde estudou de janeiro de 2022 a janeiro de 2024. Pouco tempo após a formação, conquistou uma oportunidade para atuar na Unidade Morumbi do Hospital, no setor de Raio-X.
Os diferenciais do Ensino Einstein que transformaram sua trajetória
Luíza ainda estava em Trancoso (BA) quando recebeu a notícia de sua aprovação no curso. Tinha apenas três dias para transformar completamente a vida e se mudar para São Paulo, cidade até então desconhecida para ela.
Mesmo diante do medo e das dificuldades financeiras, contou com o apoio de amigos da família e mergulhou de forma intensa na formação, chegando a assumir a liderança da turma.
Ao longo da formação, a Técnica em Radiologia viveu experiências decisivas para sua permanência e crescimento profissional. Entre os diferenciais do curso, ela destaca:
- Estrutura de excelência
- Estágio nas unidades públicas e privadas do Einstein
- Professores que atuam no hospital, trazendo experiências reais para a sala de aula
- Biblioteca física e digital completa, inclusive com empréstimo de notebook
- Programa de monitoria com apoio financeiro
A força do atendimento e da imagem
Para Luíza, o cuidado com o paciente começa antes mesmo do exame. “O atendimento começa no bom dia”, afirma. E complementa: “O Raio-X não é apenas sobre fraturas. Ele é fundamental para a descoberta de diversas doenças”.
No dia a dia, atende diferentes áreas, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, Endoscopia, UTI, Intervenção, Pediatria e Oncologia. “São ambientes que despertam muitas lembranças em mim, especialmente quando atendo crianças com câncer e me lembro da minha irmã. Tudo isso mexe comigo, mas também me fortalece”, diz.
Na visão dela, todo paciente deve ser tratado com muito respeito e empatia. “Todas as vezes em que vou à UTI, é muito tocante. Mesmo que eu esteja ao lado de um paciente inconsciente, eu falo o mesmo bom dia”, enfatiza.
O sonho de transformar outras realidades
Permanece vivo em Luíza o desejo da criação de estrutura para exames de Raio-X em sua cidade natal. E que algum dia ela possa trabalhar em prol daquela população.
“Eu quero voltar e fazer diferença. Quero que as pessoas de lá tenham acesso ao que aprendi aqui. Meu objetivo é levar uma gota de Einstein”, afirma.
Comunicativa, Luíza levou a Radiologia também para as redes sociais, onde compartilha um pouco sobre rotinas e curiosidades, visando incentivar novos estudantes.
Hoje, recebe mensagens de jovens pedindo orientação e indica com orgulho o curso da Escola Técnica do Ensino Einstein. “Já indiquei para muita gente. O pessoal quer saber onde eu estudei e como entrei no Hospital”, conta.
Um futuro em construção
Luíza não pretende parar. Além de continuar crescendo profissionalmente, sonha em reunir condições para estudar Medicina.
Enquanto isso, segue aprendendo todos os dias com a equipe que a acolheu, profissionais com muitos anos de experiência em Radiologia. “Eu sou a mais nova do setor, cuja equipe me apoia muito. Aprendi e aprendo todo dia com eles e só tenho a agradecer”, comemora.







