Inovação e Gestão atraem aluna da Graduação em Enfermagem
Aprender a trabalhar de forma colaborativa desde a Graduação pode trazer consciência de que a área da saúde precisa integrar seus profissionais
O setor da Enfermagem tem progredido em diversos aspectos ao longo do tempo. Entre as tendências e avanços estão a Tecnologia, Educação Continuada, Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação, além de novos modelos de Assistência. Essa amplitude tem a principal finalidade de melhorar a qualidade do atendimento e otimizar processos.
A aluna do oitavo semestre da Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), Virna Caires dos Reis, 23 anos, acredita no futuro promissor da área e aposta em sua evolução também no âmbito da gestão.
Atualmente ela é contratada como monitora para executar funções relacionadas aos processos ligados aos cursos de Master in Business Administration (MBA), Post MBA e Pós-graduação, na área de gestão na Unidade Paulista 2 do Ensino Einstein.
Essa experiência começou no segundo semestre da Graduação em Enfermagem e, com ela, Virna descobriu sua aptidão para a área administrativa. “Aqui eu sou incentivada a buscar novos desafios e conhecimentos, me sinto valorizada e sou estimulada a compreender e encontrar o meu propósito na profissão”.
Para a aluna, essa afirmativa está ligada a realizar seus serviços de modo que gerem um bem maior tanto a ela quanto à sociedade, possibilitando um ambiente favorável para o sistema de saúde. Virna foi uma das cofundadoras do Hub de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo (HITE), da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, criado em 2022 por alunos das Graduações em Enfermagem, Medicina e Fisioterapia.
Hub de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo
Em pouco mais de um ano, o HITE vem expandindo o ambiente de aprendizagem que idealizou inicialmente. “Continuamos promovendo reuniões, eventos, palestras e visitas a empresas, com o objetivo de nos capacitarmos para o mercado e apoiar outros alunos que desejam investir em inovação, tecnologia e empreendedorismo”, relata a futura Enfermeira.
Atualmente o HITE conta com 33 integrantes das Graduações em Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Engenharia Biomédica e Administração. Entre outros aspectos, neste 2023 o grupo realizou duas novas visitas técnicas a empresas parceiras, como parte do Programa HITE nas Empresas. “Também estamos envolvidos com a organização da II edição da Copa de Simulação Robótica do Hospital Israelita Albert Einstein”.
O HITE ainda participou do evento ENE Minds, um encontro que visa fomentar o empreendedorismo jovem no Brasil, e o grupo já está trabalhando no desenvolvimento do seu primeiro Congresso. Ele também atua em conjunto com Coordenadores das Graduações da FICSAE para desenvolver eventos internos, a fim de engajar os alunos da Instituição ao mundo do empreendedorismo, inovação e tecnologia.
“O HITE preza pela integração. A área da saúde é um ecossistema em que precisamos um dos outros. Ele só funciona se trabalharmos de forma colaborativa. Queremos incorporar essa mentalidade começando pelas Graduações”.
Neste mês (setembro), o HITE organizará uma visita de 20 alunos ao Inovation Lab, uma empresa de inovação em robótica e Inteligência Artificial. O objetivo é conhecer o espaço e conversar com o professor Gil Giardelli, proprietário da companhia, a respeito das novidades no setor de saúde. “Eu assisti a uma aula dele no Post MBA do Ensino Einstein. Entrei em contato e ele abriu as portas para esse encontro. Creio que aprenderemos muito”, revela Virna.
A outra visita agendada será na Erezt.bio, a incubadora de startups do Einstein, e contará com 18 alunos. “Queremos entender um pouco mais sobre o trabalho das pessoas no local e como nós, alunos da área da saúde, podemos atuar nesse setor”.
O olhar da enfermagem no Hub
Virna considera muito importante alunos da Graduação em Enfermagem da FICSAE participarem do Hub, já que a participação incentiva os alunos a perceberem como a atuação do profissional dessa área é ampla. “O Enfermeiro pode desenvolver suas funções em diversos setores, inclusive sendo um empreendedor. Ele é naturalmente o gestor de uma equipe, logo, o olhar administrativo é praticado desde o primeiro ano de sua formação”.
O aspecto de criar uma empresa e incentivar o uso de tecnologias, apresentando-se ao mercado de uma forma diferente, é uma conquista da profissão. “O Enfermeiro tem muito a agregar e a troca com os alunos das outras áreas é fundamental. Nós, alunos do Einstein, compreendemos o quanto uma equipe multiprofissional com boa comunicação pode chegar ao melhor plano assistencial, o que é muito importante”.
Ao concluir a Graduação em Enfermagem, Virna irá se dedicar à jornada de buscar o Mestrado Acadêmico. “Eu gosto muito da área que envolve os genomas raros, engenharia genética, terapia gênica e genômica. Acredito que posso unir a minha experiência em gestão durante os três anos na monitoria à pesquisa e continuar construindo uma carreira promissora”, conclui.