Unidade Ensino Einstein Paraisópolis inaugura suas atividades
Unidade Ensino Einstein Paraisópolis faz parte do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que começou a oferecer gratuitamente a formação no Ensino Médio Integrado ao Técnico para moradores da região
A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento da sociedade, ao oferecer ferramentas fundamentais e referenciais teóricos para a formação de cidadãos. Na área da saúde, o Einstein tem atuado desde a criação da Escola Técnica e a Graduação em Enfermagem em 1989.
De lá para cá, vem investindo no ensino em saúde e gestão nos níveis: Técnico, Graduação, Pós-graduação, Master in Business Administration (MBA), Mestrado e Doutorado. No âmbito da responsabilidade social, a iniciativa mais recente da Instituição é a parceria com o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que deu origem à Unidade Ensino Einstein Paraisópolis.
Comunidade de Paraisópolis: novas perspectivas
A Unidade Ensino Einstein Paraisópolis foi construída por meio de doações captadas pelo Voluntariado do Einstein e iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2024, oferecendo gratuitamente o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Serviços de Saúde.
A primeira turma é composta por 45 alunos com idade entre 14 e 17 anos, moradores da Comunidade de Paraisópolis. Eles receberão material escolar, uniforme e alimentação ofertados ao longo dos três anos de formação.
“Nós escolhemos o itinerário em Administração em Serviços de Saúde porque a gestão engloba carreiras com grande empregabilidade tanto no setor de saúde quanto em vários outros da economia”, explica o Diretor do Ensino Técnico e Médio Integrado ao Técnico da Escola Técnica do Einstein, Blaidi Sant’Anna.
Conforme ele, a segunda posição no ranking de contratações do Einstein é ocupada por vagas em áreas administrativas. “O Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Serviços de Saúde do Einstein oferece uma capacitação bastante ampla, começando pelas disciplinas básicas no primeiro ano, com aprofundamento nas específicas nos quatro últimos semestres”, ressalta.
Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP)
Essa ação faz parte do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que organizou o processo seletivo dos participantes, juntamente com a Escola Técnica do Einstein. Ao todo, foram 190 inscritos, os quais realizaram uma prova de conhecimentos gerais com base nas disciplinas e conteúdo do Ensino Fundamental.
Desse total, 45 estudantes foram aprovados e começaram as aulas em fevereiro, ministradas por docentes da Escola Técnica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.. “A Unidade Ensino Einstein Paraisópolis sediada no PECP é um marco em responsabilidade social voltado à educação. É também uma homenagem aos 25 anos de existência do Programa, comemorados em outubro do ano passado”, diz o Diretor.
Curso preparatório no PECP
Para oportunizar condições mais adequadas para a realização das provas para o ingresso no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Serviços de Saúde, o PECP e a Escola Técnica do Einstein criaram um curso preparatório, realizado durante o ano de 2023, destinado a estudantes do 9º ano da comunidade.
Foram duas turmas, sendo uma no período da manhã e outra à tarde, com 30 estudantes em cada turno, os quais também puderam aprofundar seus conhecimentos a fim de passarem por outros processos seletivos de suas escolhas.
Ministrado de segunda a sexta, no contraturno escolar, o curso incluiu o reforço de conteúdo envolvendo os componentes curriculares de disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Estágios ampliam a atuação de alunos
Lais Alves Campos, 17 anos, e Marcos Vinícius Oliveira da Gama, 18, concluíram o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Serviços de Saúde, no final do ano passado na Unidade Paulista.
No segundo estágio dessa formação, foram os primeiros a cumprir as horas obrigatórias, atuando como assistentes de sala de aula do curso preparatório do PECP.
“Foi inesquecível a oportunidade de fazer parte do crescimento dos alunos tanto no ensino-aprendizagem quanto em suas características socioemocionais e envolvimento afetivo com os estudos”, dizem Lais e Marcos.
“Essa oportunidade acrescentou positivamente à carreira que estou planejando como futura professora de inglês. A educação é a única forma de mudar a gente por dentro, pois é interdisciplinar”, pontua Lais, que já ingressou em um curso de formação de docentes para esse idioma.
Para Marcos, a oportunidade permitiu que eles se conectassem com os alunos do curso preparatório, com autonomia criativa. “Ajudamos a preparar as aulas, podendo fazer sugestões. Por duas vezes até mediamos atividades de aulas, tendo a devida supervisão”.
Assim como Lais e Marcos, ao final do Ensino Médio Integrado ao Técnico, os 45 alunos da Comunidade de Paraisópolis poderão:
- Ingressar diretamente no mercado de trabalho ou em uma Graduação;
- Trabalhar e estudar; ou ainda
- Continuar os estudos em outros níveis.
Estrutura do novo prédio
Para abrigar os alunos, foi construído um prédio de cinco andares, totalizando 1.780 metros quadrados, custeado pelo Voluntariado Einstein, com base em doações que somaram R$ 16 milhões.
Além da sala de aula, o espaço também abrigará as atividades já geridas pelo PECP. As modernas instalações contam com um auditório para até 80 pessoas, uma sala de convivência e uma cozinha industrial.
“Estamos felizes e orgulhosos por somarmos ao PECP o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração em Serviços de Saúde. Dessa forma, estamos contribuindo para o fomento de atividades de educação, serviço social, esportes, artes, saúde e capacitação profissional junto aos moradores da comunidade de Paraisópolis, que já fazem parte do Programa”, finaliza Blaidi.