Aperfeiçoamento profissional de mãos dadas com a busca pelo conhecimento
Mestrado Profissional incrementa a carreira de Roberto Leite na área da Enfermagem e possibilita o seu ingresso no Doutorado.
Apesar de certas controvérsias do mundo moderno, fazer o bem sempre respaldado no conhecimento continua levando esperança ao coração e promovendo ondas positivas, colaborando satisfatoriamente com a humanidade. Essa filosofia vai ao encontro da trajetória de vida do Enfermeiro Roberto Corrêa Leite.
Na Graduação em Enfermagem do Einstein, ele acreditava que não bastava só a vocação. “Eu sabia que tinha de ter uma formação sólida, com qualidade e excelência, que ao mesmo tempo garantisse uma ocupação segura no mercado”.
Por isso, segundo ele, escolheu o Ensino Einstein. Para manter os seus estudos naquele período, Roberto trabalhava como Técnico de Enfermagem em plantões noturnos numa empresa com uma atividade nova no mercado da época: a Atenção Domiciliar. Ao concluir a Graduação, foi promovido a Enfermeiro visitador e, posteriormente, a Coordenador de Enfermagem. “Sem dúvida a minha boa formação e o meu comprometimento profissional geraram as melhores oportunidades”.
Impulsionado pelo sucesso profissional proporcionado na Graduação, inscreveu-se no processo seletivo para o Mestrado Profissional em Enfermagem do Ensino Einstein pouco depois de retornar de um intercâmbio que realizou na Austrália.
Estar de volta à FICSAE lhe trouxe segurança e determinação. “Eu já conhecia os professores, o compromisso com o ensino, a preocupação, a vanguarda e a excelência, além da ligação ao Hospital Israelita Albert Einstein, uma referência mundial”.
Mestrado Profissional
No Mestrado, o Enfermeiro enfrentou o desafio de conseguir conciliar trabalho, vida pessoal e estudos, fortalecendo os sentimentos de abdicação e resiliência, com o apoio da família, da orientadora e da empresa. Outro presente foi compreender a influência e o impacto que os resultados de uma pesquisa podem causar na sociedade. “Deixar esse legado valeu a pena, verdadeiramente”.
Durante o Mestrado ele foi sensibilizado a refletir sobre a influência do Home Care sob a ótica do cuidador familiar. De uma forma única, essa vivência promoveu um grande aprendizado de integração em saúde. “O Mestrado Profissional contribuiu fortemente para a minha evolução pessoal e profissional, no âmbito da assistência e educação, ampliando o meu conhecimento em pesquisa, em análise crítica e rede de contatos”.
O esforço valeu a pena. Em novembro de 2018, submeteu parte dos resultados de sua dissertação: “Compreendendo a influência do Home Care na dinâmica familiar à luz do Modelo Calgary” ao Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP e ganhou o primeiro lugar.
Em nível internacional, na mesma época, ele realizou um trabalho chamado de Living with the child/adolescent in Home Care: the influence on the family dynamics from the perspective of the family caregiver. Esse artigo foi apresentado na “3rd World Conference on Qualitative Research (WCQR)“, na Escola de Enfermagem de Lisboa.
“O Mestrado Profissional ainda contribuiu para que eu desenvolvesse e aprimorasse o pensamento e a redação científica, facilitando a compreensão e interpretação de pesquisas muito utilizadas na minha prática profissional para a construção de protocolos”, afirma.
Após a conclusão do Mestrado Profissional, Roberto foi promovido a Gerente de Qualidade e Segurança Assistencial, cargo que estava relacionado ao seu tema de pesquisa. Também passou a ser reconhecido como palestrante sobre o setor de Atenção Domiciliar em diversos eventos. “E o melhor de tudo, isso permitiu que eu fosse aprovado no Doutorado!”.
Conforme o pesquisador, tal especialização forneceu o embasamento teórico e prático para participar durante três meses do processo seletivo para o doutorado da Universidade de Campinas (Unicamp), onde ingressou em 2019. “Uma instituição de renome como a FICSAE influenciou de maneira decisiva na ascensão da minha vida acadêmica”.
Hoje, no cargo de Gerente de Qualidade e Segurança Assistencial, ele é responsável por casos de diversas complexidades de cuidados, desde visitas domiciliares periódicas de uma equipe multiprofissional até a assistência durante 24 horas. Com isso, ele e sua equipe contribuem com cerca de 42 mil atendimentos de 52 operadoras de saúde, gerenciados pela companhia.
Entre outros trabalhos referentes à acreditação de operadoras de saúde, o profissional, aos 45 anos, também é responsável por ações e programas de treinamentos dos colaboradores, envolvendo boas práticas de qualidade e segurança assistencial. “Certamente estarei sempre estudando para aprimorar a ciência a ser deixada para a humanidade”.