Atualização Médica Personalizada: plataforma inteligente permite conciliar estudos com rotina atribulada
Método educacional inovador possibilita estudo personalizado a distância, direcionado às lacunas de conhecimento.
Imagine se pudéssemos identificar previamente os conhecimentos nos quais de fato precisamos nos atualizar. Isso permitiria que estudássemos o que não sabemos e economizássemos muito do nosso tempo, não é? E se essa atualização ocorresse a qualquer momento do dia, em qualquer lugar, a partir de um celular, computador ou tablet, com soluções aplicáveis ao nosso dia a dia?
Essa estratégia de educação já existe e é considerada uma das maiores tendências de aprendizado do século XXI. Trata-se do Ensino Adaptativo, ou Adaptive Learning, em inglês. Um sistema inteligente mapeia as necessidades de aprendizagem de cada aluno, por intermédio de algoritmos, e indica as lacunas de conhecimento que devem ser preenchidas.
Uma das primeiras experiências em larga escala desse tipo de ensino ocorreu no início dos anos 2000 em escolas públicas de Nova York, nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, em 2012, ganhou o IMS Global Learning Consortium, um importante prêmio internacional de práticas inovadoras em educação.
Desde então, o uso do Ensino Adaptativo espalhou-se por muitas escolas ao redor do mundo. Hoje está inserido em diversas áreas de conhecimento e, agora, por meio de iniciativa pioneira do Einstein, chega à área da saúde. Trata-se da Atualização Médica Personalizada Einstein, uma plataforma inteligente de ensino cuidadosamente desenhada para médicos em qualquer fase da carreira.
Neurologista e Médica do Processo Ensino-Aprendizagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Dra. Lívia Almeida Dutra considera o Ensino Adaptativo a escolha ideal para atualização médica. “Com o crescimento do conhecimento, é praticamente impossível acompanhar todas as novidades que surgem na sua especialidade”, comenta. “Por isso, ter o suporte de uma tecnologia que ajuda a filtrar as principais necessidades de cada profissional, propondo uma rota de estudos personalizada, é muito interessante”, avalia.
Ensino Adaptativo indica falhas desconhecidas
Preceptora da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Einstein, Dra. Ana Paula Avritscher Beck participou no ano passado de um projeto-piloto de Ensino Adaptativo que deu origem ao curso de Atualização Médica Personalizada Einstein. Além de ajudar a desenvolver o conteúdo dessa formação, ela testou a funcionalidade desse formato de aprendizado e gostou.
Dra. Ana Paula, que terminou sua Residência Médica em 1999, conta que descobriu, por exemplo, a necessidade de estudar as últimas novidades em relação às vacinas para mulheres jovens e sobre o uso de suplementos vitamínicos para gestantes. “Como são assuntos em constante mudança, é importante termos um recurso tecnológico como esse para nos orientar naquilo que devemos nos aperfeiçoar”, comenta.
Para a estudante de Medicina Vitória Penido de Paula, de 23 anos, o Ensino Adaptativo será fundamental para os futuros médicos. “A boa prática médica exige que estejamos sempre atualizados com as novas descobertas, a fim de basearmos nossas condutas em evidência científica, e o Ensino Adaptativo ganhará cada vez mais destaque nesse processo”, diz.
Além da indicação das lacunas de conhecimento, a plataforma do Einstein, fornece conteúdo interativo para ser estudado sobre cada assunto. São videoaulas, infográficos, textos e outros recursos multimídia com o que há de mais moderno na Medicina. Tudo produzido por uma equipe de mais de 80 médicos do Einstein.
Atualmente, a plataforma está disponível como aplicativo para download em Android e iOS, com cursos para as seguintes especialidades: Cardiologia, Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria.
Para os próximos meses, estão previstos os cursos de Dermatologia, Psiquiatria, Neurologia, Medicina da Família e Comunidade, Ortopedia, Reumatologia, Urologia, Nefrologia, Infectologia, Pneumologia, Emergências Cirúrgicas, Gastrocirurgia, Gastroclínica, Hematologia, Oncologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, bem como a versão para desktop.
Veja a seguir cinco vantagens do Ensino Adaptativo:
1) Diagnóstico das lacunas de conhecimento;
2) Otimização do tempo de estudo, com foco nas necessidades do aluno;
3) Flexibilidade para estudar quando e onde quiser (ensino a distância);
4) Processo estimulante e eficiente, pois soluciona questões práticas da profissão;
5) Autonomia no aprendizado. O estudante não depende do progresso de uma turma e pode evoluir sozinho no seu aprendizado.