Variedades

Dr. Troster indica: ” Um Golpe do Destino”

​Confira a dica do docente cinéfilo da graduação em Medicina do Einstein.

Eduardo Juan Troster, ou simplesmente Dr. Troster, é graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Pediatria, também pela USP. Sua linha de pesquisa abrange pacientes pediátricos gravemente doentes com distúrbios respiratórios e/ou cardiovasculares. No Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), integra o corpo docente da Faculdade de Medicina. Também coordena o Curso de Emergências Pediátricas e o Programa de Residência Médica de Medicina Intensiva Pediátrica, além de compor a Comissão de Bioética do Einstein.

Para o Dr. Troster, a importância do ensino de humanidades no curso de medicina reside na construção sólida de bases éticas entre os alunos, os médicos do futuro. “Os atributos da competência médica são: conhecimento científico, habilidade técnica e comportamental e atitude ética. Ética é fazer o certo. É um diálogo entre a razão e a emoção. Na atividade clínica, nos deparamos com várias situações em que os aspectos éticos são relevantes”, explica Dr. Troster.  Segundo o professor cinéfilo, os filmes são ótimos meios para promover debates na sala de aula acerca da missão médica.

Confira as impressões de Dr. Troster sobre o filme “Um Golpe do Destino”, sua indicação para profissionais de saúde:

O filme “Um Golpe do Destino” (The Doctor, em inglês), de 1991, traduz a necessidade de o médico ter a sensibilidade de ouvir o seu paciente, sem julgamentos. Dirigido por Randa Haines e estrelado por William Hurt, o filme mostra a transformação de um médico cirurgião cardiovascular muito prepotente, mas tecnicamente habilidoso, ao descobrir que tem câncer de laringe. Durante sua luta contra a doença, a médica otorrinolaringologista que o atende é fria e não o acolhe afetivamente.

Após passar pela experiência de ser paciente de um médico com o seu próprio perfil, ocorre uma transformação na forma como o cirurgião cuida de seus pacientes. Com isso, o que essa história nos ensina é que a principal missão de um médico é cuidar do paciente e diminuir o sofrimento humano.

​”Um Golpe do Destino” (“The Doctor”)

Direção: Randa Haines

Roteiro: Robert Caswell

Ano de lançamento: 1991

Acesse mais informações aqui.

Notícias relacionadas