CarreirasCUAT

Educação e IA: Como os professores se encaixam nesse novo cenário?

Diante do cenário de mudanças no ensino, professores e gestores devem estar preparados para o uso assertivo da Inteligência Artificial em sala de aula

A Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia de muitos estudantes, mas grande parte das instituições parece ainda não acompanhar o avanço. Pesquisa recente da Digital Education Council revela que, globalmente, 86% dos alunos usam IA nos estudos, mas 58% não se sentem preparados para o mercado de trabalho.

Nos Estados Unidos, segundo dados da OpenAI, mais de um terço dos universitários usam a IA regularmente. No Brasil, de acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 71% dos alunos já incorporaram a tecnologia à rotina acadêmica.

Muitos são os benefícios e avanços já reconhecidos e utilizados, especialmente após a popularização de ferramentas de IA Generativa, porém, existe ainda um cenário de mitos e insegurança em relação ao tema.

Entre as dúvidas mais comuns da atualidade estão: a possibilidade de a IA vir a substituir a figura do professor e o risco de limitar os estudantes na iniciativa pela busca de conhecimento e construção de um aprendizado significativo.

IA na humanização do ensino

A Inteligência Artificial, no entanto, pode ser uma grande aliada, contribuindo para a humanização do ensino e o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, conforme explica a Gerente de Pós-graduação Assistencial do Ensino Einstein e Docente, Dra. Juliana de Freitas.

“Ao usar a IA para atividades mais administrativas, como análise de dados e elaboração de planos de ensino, o Docente consegue liberar até 50% do seu tempo para aumentar a interação humana junto ao aluno”, exemplifica.

Outra grande potencialidade da IA para os professores está na possibilidade de personalizar o aprendizado dos estudantes.

Entre as estratégias voltadas a esse objetivo estão a elaboração de aulas mais engajadoras e a construção de avaliações mais complexas, permitindo maior efetividade da prática docente.

Como a IA potencializa o aprendizado do aluno

Com a utilização adequada e bem orientada, a IA também contribui para ampliar o conhecimento do estudante.

É missão do professor prepará-lo para usar corretamente as ferramentas como apoio ao processo de aprendizagem, incentivando-o a buscar variadas e confiáveis fontes de informação, estimulando interpretação, checagem e análise crítica.

Cabe ao profissional, ainda, realizar a curadoria dos resultados que vêm por meio dessas ferramentas, estabelecendo a cultura da ética, do uso responsável e garantindo a integridade acadêmica.

O estudante, lembra a Gerente, precisa ser orientado sobre questionar de modo eficaz e responsável, interpretar os dados, buscar cases e não apenas solicitar que uma ferramenta entregue sempre as respostas ou trabalhos já executados e concluídos.

“O Docente passa a ter um papel ainda mais fundamental. Muitos acreditam que a IA veio somente para facilitar a vida do aluno, quando, na verdade, ela existe para ampliar o acesso à informação e personalizar a jornada de aprendizagem”, reforça.

Capacitação docente: o primeiro passo para inovar com IA

Atento a esse cenário, o Ensino Einstein lança, neste mês de maio, a terceira edição do curso de atualização Inteligência Artificial aplicada à Educação: Módulo básico”, voltado a educadores e gestores de ensino e profissionais da saúde.

A iniciativa é coordenada por três Docentes: Dra. Juliana de Freitas, Dra. Fernanda Giglio Petreche e Dra. Dannielle Fernandes Godoi, que também lideram o Núcleo de Inteligência Artificial do Ensino Einstein.

Estão no foco do programa de IA: a desmistificação, os benefícios, os cuidados e o uso de ferramentas de IA generativa na prática, entre outras abordagens.

“A ideia deste curso surgiu por conta de toda essa movimentação em torno da IA, que já é antiga, mas ganhou mais força com a vinda do ChatGPT, ferramenta gratuita que pode ser usada por todas as pessoas, mesmo as leigas no assunto”, observa Dra. Dannielle.

“Na Educação, a IA também veio com tudo. Os estudantes estão usando, o mercado de trabalho está imerso nela e o curso se fixa em oferecer um panorama básico com esse foco na Educação, sempre conectando com a importância e responsabilidade dos Docentes em todo esse processo de transformação do ensino”, pontua.

Segundo a Dra. Dannielle, o objetivo é mobilizar os educadores a experimentarem as ferramentas, para que aprendam a utilizá-las e preparem seus alunos para isso. “Muito da resistência ao uso da IA vem do desconhecimento. É preciso desmistificar”, ressalta.

Ensino Einstein e a visão pioneira sobre IA na Educação

A Dra. Fernanda Giglio Petreche reforça a importância do tema. “O Einstein é uma instituição pioneira, sempre voltada à inovação e à Educação. Estamos aprendendo cada vez mais sobre IA e aplicando em tempo real os novos conhecimentos no Ensino Einstein”.

Ela lembra que a IA permite constante atualização das estratégias de ensino. “É preciso que os Docentes diversifiquem mais suas estratégias e não utilizem somente os métodos tradicionais de ensino. As ferramentas de IA podem facilitar esse processo”.

A Docente ressalta que a IA já é recorrente no Ensino Einstein e faz parte da missão da instituição compartilhar esse conhecimento. “Essa troca é essencial para a evolução da educação”, exemplifica.

Como a área é muito dinâmica, os conteúdos desse curso são atualizados frequentemente, de acordo com mudanças das ferramentas e avanços nas discussões.

Por meio da curadoria dos materiais, as Docentes indicam as melhores ferramentas e aplicativos, profissionais, sites com foco na IA na Educação, artigos científicos, livros, podcasts e outras fontes de informações seguras aos alunos.

Outro diferencial do curso está no workshop prático, com duração de oito horas. Os participantes recebem tarefas para testar ferramentas de IA e geram projetos completos de ensino assistidos por IA para apresentarem.

Com quatro módulos, o curso ‘Inteligência Artificial aplicada à Educação: Módulo básico’ será realizado de 7 a 28 de maio, online, ao vivo, às quartas-feiras, das 19h às 22h, e, no sábado, das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril.

Conteúdos gratuitos sobre IA: democratizando o conhecimento

O Ensino Einstein também disponibiliza acesso gratuito a materiais sobre Inteligência Artificial por meio da Academia Digital Einstein, que já tem quase 512 mil membros inscritos. Em formatos como videocasts, videoaulas e infográficos, os temas estão disponíveis a qualquer pessoa.

Notícias relacionadas