Ensino Einstein realiza o 10º Simpósio Multiprofissional de Medicina Diagnóstica
Participantes contarão com aulas teórico-práticas, análises de casos reais e visitação aos setores de exames e laboratórios do Einstein, com acesso às últimas tendências da área

Com o tema “Qualidade e Segurança em Prol de Melhores Desfechos”, o Ensino Einstein vai realizar, nos dias 1 e 2 de agosto, o 10 º Simpósio Multiprofissional de Medicina Diagnóstica, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecilia e Abram Szajman, em São Paulo.
O grande objetivo será abordar todas as áreas e novidades da Medicina Diagnóstica em prol de melhores desfechos para a saúde dos pacientes.
O simpósio será voltado a um público multiprofissional, formado por Biomédicos, Radiofarmacêuticos, Radioquímicos, Tecnólogos, Técnicos de Raio-X, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Radiologistas, Médicos Nucleares, Engenheiros, Pesquisadores e Físicos Médicos. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Por que participar do Simpósio?
Os cursos que compõem a programação serão conduzidos por profissionais multidisciplinares da Instituição, trazendo a expertise e a excelência Einstein aos presentes, além de convidados que são referência no mercado.
“Os participantes terão acesso a informações de vanguarda, familiarizando-se com as últimas tendências em suas áreas”, destaca o Médico Radiologista, Gerente Médico do Setor de Imagem e Responsável pela Área de Ensino em Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Ronaldo Hueb Baroni.
Dr. Baroni, que também é o Responsável Técnico e um dos organizadores do simpósio, lembra ainda da importância da troca de conhecimentos entre os participantes. “O encontro permite um grande intercâmbio de experiências, com networking e relacionamento que se tornam perenes entre os alunos”.
O evento é teórico-prático, com turmas pequenas e foco nos estudos de casos reais. Praticamente todos os cursos têm visitas aos locais onde acontecem os exames ou outros processos, o que representa mais um diferencial do simpósio.
O especialista reforça que o encontro também abre portas para que o participante tenha acesso a outros cursos e formações no Ensino Einstein, com a possibilidade de se manter em aprendizado contínuo.
Iniciativa em constante evolução
A iniciativa surgiu há 13 anos, com a proposta de abordar temas voltados à Ressonância Magnética. Posteriormente, ampliou-se para Radiologia e Diagnóstico por Imagem e, agora, à Medicina Diagnóstica como um todo. Entre seus maiores atrativos estão as experiências in loco, nas instalações e setores diagnósticos do Einstein.
“Devido ao sucesso, ampliamos o simpósio para abordar toda a Medicina Diagnóstica. Agregamos Radiologia Intervencionista, Cardiologia Diagnóstica, Laboratório Clínico e Anatomia Patológica, além de Imagem Molecular e Endoscopia, transformando-o em um grande evento de Medicina Diagnóstica para o público multiprofissional”, destaca.
Inovações e temas fundamentais
São muitos temas de destaque no simpósio, dentre os quais Teranóstico e Pesquisa em Imagem, uma abordagem em Medicina Nuclear que combina diagnóstico e tratamento utilizando a mesma molécula radioativa.
A molécula, explica o Dr. Baroni, chamada radiofármaco é usada para identificar e localizar o alvo da doença, como um tumor, e também para fornecer energia para destruí-lo. A técnica permite uma abordagem personalizada e eficaz.
“Trata-se o tumor, sem efeitos colaterais importantes no paciente. É um diferencial dentro do conceito de Medicina de Precisão e o Einstein é referência”, observa o Médico.
Outro exemplo importante são as atualizações em exames de Ressonância Magnética. “Hoje temos no Einstein algoritmos de Inteligência Artificial de aceleração de imagem, que fazem com que esse exame possa ser feito em metade do tempo, com a mesma qualidade, gerando um benefício aos pacientes. Vamos mostrar, no simpósio, como fazer isso”.
Nos temas Mamografia, Raio-X e Densitometria Óssea, as discussões serão voltadas à realização de exames de alta qualidade e produtividade.
A Enfermagem além do diagnóstico
A Enfermagem em Medicina Diagnóstica e Intervencionista também estará presente no simpósio. “Hoje em dia, o profissional da Enfermagem tem um papel fundamental na intervenção, assim como na Medicina Diagnóstica”, reforça o especialista.
Dentro do tema Inovação em Laboratório Clínico e Anatomia Patológica, os participantes vão conhecer inovações, a exemplo da Anatomia Patológica Digital, entre outras novidades.