Motivada pela Pós-graduação em Odontologia Hospitalar, Dentista amplia atuação em MG
Depois de cursar a Pós-graduação em Odontologia Hospitalar, Dentista mineira implanta serviço inédito em hospital de sua cidade
Dentista especializada em periodontia e laserterapia, a mineira Lidiana Ribeiro de Castro vive um momento de despertar em sua carreira. A moradora de Conselheiro Lafaiete implantou em maio deste ano o atendimento em Odontologia Hospitalar em um hospital de sua cidade.
A iniciativa, apoiada pela direção da unidade hospitalar, não apenas torna a instituição pioneira na implantação do serviço na localidade, como proporciona à Dentista novos aprendizados e conquistas profissionais.
A motivação para ampliar o escopo de atuação surgiu depois que Lidiana cursou a Pós-graduação em Odontologia Hospitalar na unidade de Belo Horizonte do Ensino Einstein, concluída em setembro de 2023.
Interesse pela nova e desafiadora atividade
Como tantos outros Dentistas, Lidiana atuava desde o início da carreira em clínica particular. Após uma complicação pós-parto ocorrida no nascimento do seu segundo filho, em 2022, passou a se interessar pelo ambiente hospitalar. “Percebi que poderia associar a clínica geral a uma nova e desafiadora atividade”, revela.
Seu interesse pela área hospitalar, principalmente em Unidade de Terapia Intensiva, cresceu ainda mais quando teve a oportunidade de conhecer profissionais formados pelo Einstein. “Foi quando decidi cursar a Pós-graduação em Odontologia Hospitalar”, lembra a Dentista.
Ao longo do curso, além dos módulos presenciais, também se destacaram as visitas técnicas em São Paulo. Lidiana percebeu o quanto era gratificante associar sua experiência no atendimento a pacientes oncológicos aos novos conhecimentos adquiridos.
“Já era acionada, algumas vezes, para apoio no tratamento a pacientes internados com complicações diversas. Nesse contexto, o hospital abraçou a ideia, possibilitando que eu fique no Centro de Terapia Intensiva, além de atender a eventualidades na ala de internação”, explica.
Nova frente, em outro formato
Encantada com os novos rumos da profissão, Lidiana sente-se preparada para os desafios. “Com uma carreira consolidada em clínica, estou começando nessa nova frente, em outro formato”, diz, citando a expectativa de crescimento na área.
Em 2023, a Odontologia Hospitalar foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia. “A conscientização sobre a importância da nossa atuação permite que a estrutura e o atendimento sejam ampliados”, pontua a Dentista.
Em contato frequente com pacientes entubados, ela reforça que a importância do especialista em Odontologia Hospitalar é identificar situações de risco, como focos de infecções.
“No meu primeiro dia no hospital, atendi a um paciente jovem, que havia sofrido um acidente e precisou ser entubado. Como ele estava com aparelho ortodôntico, fui solicitada para remover, acompanhando a evolução do seu estado clínico”.
A intervenção beira-leito também é comum, acrescenta a Dentista, principalmente em casos de doenças sistêmicas, que se agravam devido à cavidade oral não estar em condições ideais. “Pacientes cardíacos, por exemplo, podem desenvolver uma endocardite bacteriana, devido a uma infecção bucal”.
Cuidados com a mãe no despertar da competência
Enquanto cursava a Pós-graduação em Odontologia Hospitalar, Lidiana viveu uma experiência familiar ao cuidar de sua mãe, acometida por um câncer metastático.
“Não percebi, naquela fase, que o tempo todo estava praticando cuidados paliativos com a minha mãe, que faleceu em junho do ano passado”.
O impacto a fez descobrir uma forma especial não somente para lidar profissionalmente com a situação, mas também em ter oportunidades de ajudar mais pessoas.
“Realizada em ser aluna do Ensino Einstein, comecei em março deste ano a Pós-graduação em Cuidados Paliativos, também na unidade de Belo Horizonte”, salienta, satisfeita em associar seus conhecimentos à prática diária.
Comunicação eficaz com pacientes
Os resultados, segundo ela, são perceptíveis em todos os seus cenários de atuação. “A forma eficaz com que tenho aprendido a me comunicar faz muita diferença na vida dos pacientes e na minha também”.
Outro fator primordial, apontado pela Dentista, é a multidisciplinaridade, com a integração entre profissionais no atendimento ao paciente como um todo. “Discussões e abordagens entre as equipes favorecem o planejamento de todas as ações necessárias. Aos poucos, vamos ganhando espaço, mostrando a nossa importância”, conclui Lidiana.