Nutricionista conta como especialização do Ensino Einstein agrega para a prática clínica
Nutricionista Nicoli Fischer conta que especialização em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis traz ciência de ponta e segurança para a prática clínica

A Nutricionista Nicoli Fischer, de Três Coroas (RS), encontrou na Pós-graduação em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) do Ensino Einstein a oportunidade de alinhar conhecimento científico atualizado à prática clínica.
Para ela, entre os principais ganhos do curso está a segurança em conduzir o atendimento de pacientes. “Hoje, tenho a certeza de que cada conduta está respaldada em ciência. Essa segurança é como um superpoder na hora de orientar o paciente”, define.
Desafios diante das doenças crônicas
Durante a faculdade, Nicoli se interessava inicialmente pela Nutrição infantil, mas a vivência nos estágios do Sistema Único de Saúde (SUS) despertou seu interesse para outro caminho.
Foi no contato com pacientes com câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, entre outras patologias, que ela percebeu a necessidade de se aprofundar em condutas nutricionais específicas.
“Eu via a urgência de compreender profundamente essas doenças para oferecer a melhor orientação possível. Muitos pacientes só procuram um nutricionista quando já estão doentes e é nesse momento que precisamos unir ciência e acolhimento humano”, relata.
Nutrição como prevenção
Mais do que tratar condições já instaladas, a Nutricionista reforça o papel central da alimentação no retardo da progressão e na prevenção de doenças crônicas.
Para ela, atuar de forma preventiva significa compreender o paciente em toda a sua complexidade, desde os aspectos biológicos até fatores culturais, sociais e comportamentais que influenciam diretamente suas escolhas alimentares.
“A Nutrição é uma ferramenta poderosa não apenas no tratamento, mas principalmente na prevenção. É preciso olhar para o paciente de forma multifatorial e acompanhar seus hábitos, respeitando sua cultura e realidade, para que as mudanças sejam realmente efetivas”, destaca.
Dessa forma, Nicoli avalia que a formação ofereceu bases sólidas para integrar o olhar multidisciplinar às práticas clínicas, fortalecendo a atuação conjunta com outros profissionais de saúde e tornando o cuidado mais completo e humanizado.
A Nutricionista afirma que a especialização aguçou seu senso crítico. “O curso desafiou alguns paradigmas que eu carregava e até dissolveu crenças que, muitas vezes, surgem na prática clínica e no dia a dia”, ressalta.
“Lidamos com uma avalanche de informações, muitas vezes descontextualizadas, e essa especialização faz com que tenhamos certeza e segurança, com embasamento científico”, acrescenta.
A experiência da Pós-graduação
Realizado em formato híbrido, o curso proporcionou flexibilidade para quem, a exemplo de Nicoli, mora longe de São Paulo. Além disso, as metodologias ativas, discussões de casos clínicos e análise de artigos científicos contribuíram para a evolução dos participantes.
“A cada aula, eu já percebia um upgrade no meu atendimento. A Pós-graduação foi transformadora porque alinhou o meu lado humano com o conhecimento científico de ponta”, destaca.
A interação com alunos de todo o país permitiu, ainda, o conhecimento de realidades diversas e de contextos diferentes em relação aos pacientes, o que também ampliou a visão de Nicoli em relação a esses cenários.
Professores como aliados na prática
A Nutricionista ressalta também a proximidade com o corpo docente, formado em sua maioria por doutores com experiência clínica e acadêmica.
“Os professores são incríveis, sempre disponíveis, abrem espaço para dúvidas, mostram casos reais em que atuam e estimulam outros projetos. Eles sempre nos incentivam a ir além. O curso não acaba ali, não é engessado. Essa abertura de escuta faz toda a diferença”, comenta.
Nicoli acrescenta que o curso está baseado em ciência de ponta. “Os Docentes são muito experientes, sempre reforçando a abordagem humanizada. Eles trazem elementos complementares e vários estudos para que a gente continue se capacitando”, reforça.
Mais sobre o curso
A Especialização em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) já formou mais de 30 turmas desde 2004, capacitando Nutricionistas de todo o Brasil. Com base em evidências robustas, o programa tem como objetivo preparar profissionais para atuar na prevenção e no controle das doenças.







