Pós-graduação do Ensino Einstein aborda ESG na gestão das organizações

Em um cenário empresarial cada vez mais orientado por critérios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, a adoção de práticas alinhadas aos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) deixou de ser uma tendência, para tornar-se uma exigência do mercado e da sociedade.
Independentemente do porte ou segmento, as organizações estão sendo chamadas a repensar suas estratégias e assumir um compromisso efetivo com o impacto que geram no meio ambiente, nas comunidades onde atuam e em suas próprias estruturas de gestão.
Para as lideranças, o foco nessas questões torna-se condição fundamental para garantir a perenidade dos negócios e a confiança de investidores, clientes e colaboradores. O Einstein Hospital Israelita é referência em ESG e, entre os reconhecimentos, o mais recente é o do Ranking ESG da Revista Exame, em que figura como líder de Inovação em Saúde.
Atento à importância desses temas, o Ensino Einstein lança o curso de Pós-graduação Sustentabilidade: Liderança e Inovação em ESG, com o objetivo de especializar profissionais e gestores de instituições de saúde e sustentabilidade, consultores e demais interessados no tema.
“Esperamos contribuir com reflexões, iniciativas e ações que apoiem a tomada de decisões relacionadas ao ESG dentro das organizações, desde a construção de uma governança sólida até práticas que influenciem diretamente nossas escolhas, com foco na sustentabilidade dos negócios e, principalmente, nos aspectos sociais e ambientais”, destaca a Coordenadora Geral de Pós-graduação em Gestão do Ensino Einstein, Dra. Elaine Mandotti.
Como inovar em ESG?
A inovação em ESG será um tema central do curso, com espaço para reflexões e debates que ajudem as lideranças a identificar e analisar, dentro de suas próprias organizações, diferentes formas e oportunidades de avanço.
“Quando falamos em inovação, muita gente logo associa o tema ao uso de tecnologias de ponta. Mas não se trata apenas disso”, destaca a Dra. Elaine. “Vamos abordar desde modelos de inovação disruptiva até soluções mais simples, como melhorias em processos internos, que também geram impacto positivo”.
Um exemplo estratégico para o mundo dos negócios é a gestão eficiente da cadeia de suprimentos, que pode incorporar inovações voltadas à sustentabilidade, redução de impactos ambientais e melhoria das relações com fornecedores.
Metodologias
O formato do curso é híbrido e os alunos contarão com os seguintes conteúdos:
- Introdução ao ESG
- Desenvolvimento Sustentável
- O Impacto Ambiental das Empresas
- Liderança e Gestão de Mudanças
- A Influência Social das Empresas
- Governança Corporativa
- Gestão de Fornecedores
- Clima e Saúde
- Direitos Humanos e Equidade em Saúde
- Marca e Reputação
- Inovação e Sustentabilidade
- Visita Técnica
O aluno contará, ainda, com a oportunidade de cursar um módulo optativo internacional em Portugal. Trata-se de uma complementação bastante atual e muito valorizada pelo mercado de trabalho, conforme destaca a Coordenadora.
“O objetivo do módulo é oferecer ao aluno um complemento acerca dos conceitos de Administração e Gestão, contribuindo com o que ele verá sobre sustentabilidade nos demais módulos”.
Corpo Docente especializado
O curso será conduzido por docentes especializados em sustentabilidade, que irão compartilhar, de forma prática, a experiência do Einstein nessa área.
“O Einstein também alcançou uma pontuação de 77 (em uma escala máxima de 100) na avaliação ESG da S&P Global Ratings, o que nos coloca entre as principais organizações do mundo nesse tema. Nosso objetivo é dividir esse conhecimento com os participantes, abordando desde as questões ambientais, como gestão de resíduos e gestão hídrica, até os aspectos sociais”, explica a Dra. Elaine.
O Einstein tem uma atuação muito robusta em programas voltados para comunidades, além de uma forte presença no campo médico e acadêmico dentro do SUS. “A ideia é compartilhar não apenas os resultados que conquistamos, mas também os desafios enfrentados e como os superamos no dia a dia, com foco na capacitação dos gestores”, completa.
As inscrições podem ser feitas pelo link, até o dia 12 de agosto.