Academia Digital Einstein completa um ano de conteúdo gratuito para profissionais da saúde
Desde 19 de julho de 2021, o portal recebe atualização semanal de conteúdos produzidos pelos especialistas do Einstein para difundir conhecimento em saúde
O Aprendizado ao Longo da Vida (Lifelong Learning) é uma jornada sem fim, sendo os cursos Técnicos, a Graduação e as Pós-graduações apenas o começo de uma longa trajetória na busca pelo saber em saúde. “O profissional dessa área que deseja ser cada vez mais qualificado, prestar o melhor atendimento ao paciente e evoluir na carreira deve estudar sem prazo para terminar”, opina a Médica Cardiologista e Coordenadora de Conteúdo da Academia Digital Einstein, Dra. Debora Leonor de Mello Junqueira.
Assumir a importância que o Lifelong Learning possui é permitir o desenvolvimento de certas competências. Para o setor de saúde, todos os estudos são convertidos em atendimento humanizado, respeito ao paciente, qualidade e excelência profissional e acadêmica. Por isso, a Academia Digital Einstein oferece conteúdo dirigido tanto aos estudantes quanto às pessoas já formadas.
Outros fatores fundamentais na criação da Academia foram: a rotatividade de seu conteúdo, o nível de qualidade, a confiabilidade e a disposição das informações na plataforma. Tudo pode ser visualizado gratuitamente por alunos de diversos cursos da área e profissionais da saúde, além de interessados nos temas.
Todo o conteúdo produzido tem por base as necessidades do usuário, seja Enfermeiro, Médico, equipe multiprofissional ou Acadêmico. “Trabalhamos com um time editorial formado por 12 pessoas entre especialistas e graduandos na área da saúde. Por meio de reuniões semanais discutimos os temas imprescindíveis e produzimos o material”, informa a Dra. Debora.
Esse grupo, além de realizar estudos, participar de congressos e consultar a literatura, também discute sobre variados assuntos com docentes, pesquisadores e especialistas do Einstein atuantes em diferenciadas áreas do conhecimento. “Procuramos entender e nos aprofundar nas ‘dores’ que os profissionais apresentam para que a Academia Digital consiga solucionar suas dúvidas e ou contribuir com mais conhecimentos e ampliação de suas habilidades”.
A capilaridade também está no primeiro plano, já que a plataforma é acessada por pessoas do mundo todo. “Então sempre focamos em colaborar com conteúdo que agrega verdadeiramente a vida de cada usuário, tanto na teoria quanto na prática”, explica a Dra. Debora.
Segundo a Médica, a Academia abrange 49 áreas do conhecimento, além de outros temas relacionados ao setor, como Gestão em Saúde, Pesquisa, Educação e Ensino em Saúde, Responsabilidade Social, Transformação Digital e Inovação.
Criada em julho de 2021, a plataforma digital registra atualmente mais de 2 milhões de visualizações, gerando a média mensal de 8.100 cadastros, totalizando em um ano cerca de 120 mil pessoas cadastradas com interesse em variados assuntos, distribuídos em mais de 950 objetos educacionais (proposições) e 309 horas de conteúdo audiovisual.
Estudantes, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Fisioterapeutas, Médicos, Biomédicos, Auxiliares em Enfermagem e Psicólogos, além de outras profissões do setor, fazem parte do público que acessa o conteúdo da Academia Digital. Todos eles vivem a experiência de uma navegação fácil e intuitiva, com buscas rápidas e assertivas.
Entre os temas mais consultados estão: Atendimento emergencial de traumas e fraturas com 6,7 mil acessos; Cuidados paliativos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 6,3 mil; Impacto na saúde mental dos profissionais da saúde devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (4,9 mil); Intoxicação por drogas ilícitas, registrando 4,8 mil; Terapia nutricional no paciente crítico, com 4,2 mil; Melhores práticas no tratamento do hiper e hipotireoidismo (2,6 mil); COVID-19: Complicações tardias, apontando 2,3 mil; Vacina e gestação durante a pandemia (2,3 mil) e outras áreas e subáreas somando 3,8 mil.
Esses levantamentos ajudam o time editorial a priorizar e aprofundar o conteúdo de mais relevância para o usuário. “Até mesmo o material dirigido a uma determinada especialidade pode ser compartilhado com pessoas de outras áreas. Essa troca colabora com a capacitação e com o fomento de interesses de profissionais de diferentes formações”.
De acordo com a Médica, o conteúdo sobre saúde mental, por exemplo, tem atraído profissionais de especialidades diversificadas e não somente Psiquiatras e Psicólogos. “Dessa forma, incluímos no nosso grupo de trabalho profissionais da equipe do Einstein especializada nessa área para nos orientar, indicando materiais para estudo e pesquisa, realizando discussões e selecionando tópicos a serem abordados”.
A estrutura da Academia Digital
Os tipos de atendimentos realizados no Hospital também sugerem conteúdo para a Academia Digital. “Nós estamos 100% focados em atualizar os assuntos, abarcar a rotina da área e contribuir com a formação de qualidade de todos os profissionais da saúde, principalmente do Brasil. Esse é o nosso grande objetivo”. Esse ambiente, conforme a Dra. Debora, revitaliza a colaboração entre todos os envolvidos direta e indiretamente nos processos.
O profissional e o aluno do Einstein, que conhecem de alguma forma os esforços e o comprometimento do time editorial, também ‘bebem’ dessa fonte, sempre atualizada, que apesar de sua criação recente já é detentora de uma dinâmica que traz em sua bagagem grande credibilidade e admiração.
Esse cenário propicia à Academia Digital atuar também como um elo entre os colaboradores – que buscam mais conhecimento – e junto aos alunos, atentos a mais conteúdo – ajudando-os a desenvolver seus estudos com mais clareza e efetividade. “É muito bom saber que todo esse aparato tem atendido tanto o público de dentro quanto de fora do Einstein, impactando positivamente pacientes neste momento e futuramente”.
Os profissionais que acessam a Academia encontram os conteúdos divididos em sete categorias:
1-Descomplicando a ciência
Consiste em um resumo crítico de papers relevantes e recentes, com descrição da importância da prática, nos formatos de podcast, vídeo e infográfico.
2-Opinião do especialista
Traz entrevistas com profissionais sobre determinado assunto de seu domínio, em vídeo e podcast.
3-Deep dive
Permite realizar leitura de textos e e-books, assistir a videoaulas e participar de seu conteúdo interativo.
4-Reunião científica
Apresenta gravações de reuniões entre especialistas sobre determinada especialidade ou caso, nos formatos presencial e online.
5-Pílula de conhecimento
Traz ao usuário conteúdo resumido sobre conceitos relevantes e atuais, abarcando diversas especialidades. Podem ser comentários sobre artigos, highlights de congressos e novos guidelines, entre outros, em vídeos, podcasts, textos com ou sem ilustrações e infográficos.
6-Fast challenge
Questões de múltipla escolha sobre asserções estabelecidas, tendo apenas uma resposta correta. As perguntas podem ser ilustradas por imagem, diagnóstico visual, caso clínico ou vídeo. Ao final, o internauta tem à disposição feedbacks resumidos dos casos apresentados.
7-Einstein practice
Explica ou demonstra um processo, equipamento, técnica de aplicação, formas de atendimento e protocolos médicos (pathways), sempre com o apoio de vídeos, podcasts, textos e infográficos.
Com conteúdo para todos os interesses e necessidades, a Academia Digital Einstein prova em seu primeiro ano de operação que chegou para ficar. “Além de fazer a diferença nos processos que compõem o ensino-aprendizagem de especialistas e futuros profissionais da saúde, reforça a Educação Continuada, tão fundamental e intrínseca à área de conhecimento, de forma a ampliar o potencial real para melhorar o cuidado ao paciente, a nossa grande motivação final”, conclui a Dra. Debora.