Como o ensino a distância facilita a atualização profissional na área da saúde
Com o suporte de novas tecnologias, EAD ganha força entre profissionais que desejam investir na carreira e adquirir conhecimento.
A carga horária dos profissionais da saúde está entre as mais extensas dos trabalhadores brasileiros. Com rotina de plantões, o tempo para atividades de lazer ou mesmo para atualização profissional muitas vezes se torna escasso. Por isso, os cursos de ensino a distância (EAD) têm sido uma boa alternativa para quem deseja investir na carreira, se atualizar e adquirir conhecimento.
Com o suporte de novas tecnologias de ensino, como transmissões ao vivo, uso de vídeos, ferramentas que permitem a discussão de casos clínicos e promovem a interação e a troca de conhecimento entre professor e aluno, a procura por cursos de EAD tem avançado em ritmo bastante acelerado, observa a gerente de Ensino a Distância e Tecnologia Educacional no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), Sandra Oyafuso Kina. “O mercado começa a enxergar o EAD de outra forma. Sempre existiu o paradigma de que cursos a distância são fáceis e de baixa qualidade, mas isso tem sido revertido com a ajuda do trabalho sério e de qualidade de várias instituições de ensino, que investem no uso de tecnologia visando a melhorias no processo ensino-aprendizagem”, comenta.
Esse novo cenário fez com que a demanda pelo EAD continuasse a crescer, mesmo diante da crise econômica do País. Enquanto o ensino formal presencial teve queda de 0,08% nas matrículas em 2016, o EAD registrou expansão de 7,2%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A Educa Insights – empresa especializada em pesquisa de marketing na área da educação – estima que essa modalidade de ensino será responsável por 51% do mercado educacional até 2023.
Diferentes associações profissionais são contra a realização de graduações 100% a distância na área da saúde – o IIEP compartilha da mesma opinião, explica Sandra. “As atividades presenciais, como estágio curricular obrigatório, são essenciais para a formação do profissional de saúde, sendo impossível realizá-las a distância”, comenta. “Na nossa graduação de Enfermagem, por exemplo, um terço da carga horária total do curso é feita em estágio obrigatório para propiciar ao aluno uma experiência real. Acreditamos que só o contato com o paciente e todas suas implicações éticas podem desenvolver as competências do profissional e humanizar a assistência”, acrescenta.
No entanto, nos cursos de especialização ou de curta duração, cujo conteúdo costuma ser de revisão e atualização, não existe prejuízo de aprendizado no ensino a distância, pelo contrário, existem muitos ganhos de qualidade e tempo. “Com o uso correto dos recursos tecnológicos, é possível aumentar o aproveitamento do aluno e ajudá-lo a reter melhor o conhecimento mesmo sem sua presença física em uma sala de aula”, avalia.
Veja a seguir cinco benefícios dos cursos a distância:
1. Flexibilidade de tempo
O fato de não precisar se deslocar ao local das aulas todos os dias é um grande diferencial dos cursos a distância. Os alunos podem acessar o conteúdo de onde estiverem e nos horários mais convenientes.
2. Interação e colaboração
Engana-se quem pensa que no EAD o aluno estuda o tempo todo isolado. Uma parte importante da aprendizagem acontece justamente na interação com professores, colegas, tutores. Além disso, os cursos oferecidos pelo Ensino Einstein contam com um fórum virtual – espaço que promove a discussão em tempo real sobre temas relevantes ao curso, além de recomendar conteúdo e esclarecer dúvidas.
3. Alternativa para quem vive longe dos grandes centros urbanos
Os cursos a distância possibilitam a participação dos interessados em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, desde que contem com acesso à internet. Nos cursos do Ensino Einstein, o conteúdo fica disponível on-line por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.
4. Desenvolvimento de características valorizadas no mercado de trabalho
A metodologia de ensino a distância acaba ajudando os alunos a desenvolver características muito valorizadas no mercado de trabalho, como autodisciplina, compromisso e capacidade de concentração.
5. Dinamismo
Nos cursos EAD na área da saúde, os alunos podem ter acesso a vídeos sobre diferentes técnicas e procedimentos e teleaulas com especialistas. Em alguns cursos, como a pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, ocorrem encontros presenciais para treinamento de cenários clínicos por meio de simulação realística ou atividade prática à beira-leito.