Enfermeiro relata como Pós EAD em Oncologia do Einstein contribui para o cuidado integral ao paciente
O Enfermeiro Jesse Tomaz, de Recife, conta como a especialização ampliou sua visão interdisciplinar e o preparou para o cuidado integral ao paciente oncológico

Em busca de uma formação robusta, interdisciplinar e alinhada às exigências do cuidado oncológico, o Enfermeiro Jesse Tomaz, de 34 anos, morador de Recife, escolheu cursar a Pós-graduação EAD em Oncologia Multiprofissional do Einstein e ficou muito satisfeito com o aprendizado.
A decisão foi motivada pela referência que o Einstein representa na área da saúde e pelo desejo de ampliar seus conhecimentos além da perspectiva da Enfermagem.
Com especializações em Gestão em Saúde e Terapia Intensiva, Jesse já coordenou uma UTI oncológica e, atualmente, trabalha em um grande hospital da capital pernambucana, que recebe um alto volume de pacientes oncológicos.
“Eu buscava uma instituição de excelência e um conhecimento mais robusto, porque, na Oncologia, trabalhamos constantemente com a interdisciplinaridade, que precisa estar muito bem atrelada a todos os processos”, explica.
Conhecendo toda a jornada do paciente oncológico
Ao lado de três colegas de trabalho que também fizeram o curso, Jesse afirma ter se sentido profundamente impactado pela experiência: “Sinto-me muito mais preparado, com atenção aos detalhes e um olhar apurado para a segurança do paciente. Quando a gente é impactado, a gente pode impactar muito mais”, define.
A estrutura do curso, o Corpo Docente e as experiências práticas superaram suas expectativas. “Os processos assistenciais do Einstein são muito bem estruturados e a especialização refletiu isso. Foi uma imersão disruptiva, em todos os sentidos, desde os protocolos mais comuns, até os diagnósticos mais complexos. Cada aula deixava um gostinho de quero mais”, afirma.
Um dos destaques para Jesse foi a vivência proporcionada pelas visitas às unidades do Einstein, como a Unidade Morumbi, o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) e o Hospital Vila Santa Catarina.
Os alunos acompanharam toda a jornada do paciente oncológico, tanto nos casos de cuidados com internação, quanto nos ambulatoriais, passando por áreas como transplante de medula óssea, UTI e unidades de internação. “Foi uma experiência concreta. Conhecemos na prática a navegação em Oncologia”.
Corpo Docente alinhado e integrado
Outro diferencial, na visão de Jesse, foi a qualidade do Corpo Docente. Psicólogos, Enfermeiros, Biomédicos, Farmacêuticos, Odontólogos e Médicos compõem a equipe em uma abordagem interdisciplinar.
“Todos os Docentes eram muito coerentes em suas falas e complementares entre si. Cada um contribuiu com sua especialidade para mostrar como o cuidado centrado no paciente se constrói de forma integrada”, observa.
EAD: um formato atualizado e acessível
A Pós-graduação em Oncologia Multiprofissional é oferecida pelo Einstein na modalidade EAD, contando com diversas atividades que facilitam a gestão do tempo, e encontros obrigatórios, tanto presenciais quanto online e ao vivo, que promovem a troca entre estudantes e Docentes.
O curso tem como objetivo preparar profissionais para atuar de forma integrada em todas as etapas do cuidado oncológico: da prevenção ao diagnóstico, tratamento e pós-tratamento. Com uma base teórica diferenciada e discussões multidisciplinares, capacita o aluno a atuar com segurança e eficácia diante da complexidade da Oncologia.
O público-alvo inclui Biomédicos, Biólogos, Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeutas ocupacionais.
“Agora me sinto preparado e capacitado para cuidar do paciente oncológico com um olhar holístico e integral”, afirma Jesse. “Foi uma escolha super assertiva. Essa gotinha Einstein me deixou ainda mais apaixonado pelo que faço”, resume Jesse.
Quer saber mais? Clique aqui.