Eu sou Einstein

Novo Centro de Esportes do Einstein traz mais qualidade de vida aos estudantes

​Espaço conta com quadras poliesportivas, academia e salão de jogos em um amplo local de convivência. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein inaugurou, no dia 11 de novembro, o Centro Einstein de Esportes e Bem-Estar (CEEBE), um espaço de convivência que tem como foco a prática esportiva e o convívio social dos alunos de Graduação em Enfermagem e Medicina e dos residentes da instituição.

Localizado no Morumbi, na zona sul de São Paulo, o centro conta com academia, quadras poliesportivas, área para confraternização, salão de jogos e solário. “Esperamos que os alunos encontrem aqui um ambiente propício para a socialização e a prática esportiva, para que consigam enfrentar toda a carga de estudos que eles têm na Graduação”, conta Márcio Marega, fisioterapeuta, educador físico e especialista em Bem-Estar do Einstein.

O projeto é resultado da preocupação da instituição diante de dados preocupantes sobre o esgotamento de alunos no Brasil e no mundo. Em um estudo de metanálise com mais de 16.500 estudantes de Medicina, pesquisadores do Centre Hospitalier Sainte Anne, em Paris (França), descobriram que aproximadamente 46% dos estudantes sofriam da síndrome de burnout, com exaustão emocional sendo o sintoma mais comum.

Ainda segundo a pesquisa francesa, quase metade dos estudantes de Medicina apresenta o quadro mesmo antes de chegar à Residência, o que pode colocá-los em maior risco de depressão e de conseguir concluir a faculdade. Os pesquisadores avaliaram os dados como alarmantes e disseram que existe uma necessidade urgente de desenvolver estratégias preventivas para melhorar o bem-estar e a saúde mental dos alunos.

Esportes, lazer e integração

Segundo ressalta Marega, os alunos poderão participar no CEEBE tanto de atividades competitivas quanto lúdicas, sempre visando ao equilíbrio entre estudos e saúde. “A estrutura foi desenhada para receber todos os tipos de atividade física”, ressalta. “Tudo isso pensando na melhor integração entre os alunos que já fazem parte da instituição, os recém-chegados, professores e residentes, o que garante também um compartilhamento de experiências entre eles”, acrescenta.

“Hoje, falamos muito de obesidade, sedentarismo, de más condições de vida. Criar um ambiente adequado para que nossos alunos tenham, ao mesmo tempo, condições de convívio, uma vida saudável e opções de ‘válvulas de escape’ que evitem o burnout são questões contempladas na construção deste novo espaço”, afirmou Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, durante a inauguração.

Os alunos Leonardo Lorandi, do quarto semestre de Medicina, e Júlia Rigolon Eichemberger, do quarto semestre de Enfermagem, acreditam que o CEEBE também será um espaço para maior integração entre os alunos e o corpo clínico.

“Comentamos muito durante as aulas sobre a importância de equilibrar estudos e saúde mental. Por isso, acredito que este espaço vai contribuir para isso, permitindo ocupar nosso tempo além da sala de aula, com outras atividades. Será um lugar para estudar e também praticar atividades físicas”, avalia Lorandi.

Para Júlia, o novo espaço também facilitará a prática de atividades que podem reduzir a ansiedade, melhorar o humor e aumentar a disposição. “O esporte nos ensina a superar limites que nós mesmos nos impomos. Esse ensinamento pode ser utilizado em desafios que nossas profissões enfrentam. Superar limites é importante para a prosperidade profissional”, comenta.

Ela diz, ainda, que a rotina da faculdade acaba demandando um grande comprometimento dos alunos. “Durante a semana, nos preocupamos em estudar a matéria de todas as disciplinas, nos preparar para as provas e realizar os estágios. Com o CEEBE, o aluno passa a ter um espaço em que pode renovar suas energias e aliviar-se das preocupações, gerando melhor rendimento nos dias seguintes e, consequentemente, melhor desempenho nos estudos.”

Notícias relacionadas