Cursos de Atualização do Ensino Einstein: mais de 100 temas para todas as fases da carreira
Estudar temas em constante evolução, aplicar conhecimentos na prática e potencializar o currículo são algumas das vantagens para os alunos

Formações de curta duração voltadas a profissionais em qualquer fase da carreira, os Cursos de Atualização destinam-se à revisão de conteúdo para acompanhamento das inovações e tendências no setor, aprimoramento de competências e reforço de conceitos e práticas.
Cerca de 10 mil alunos participaram dos Cursos de Atualização do Ensino Einstein somente em 2024, tanto em saúde quanto em gestão. As formações promovem aperfeiçoamento contínuo voltado à empregabilidade.
Entre os principais diferenciais dessa modalidade estão:
- Aprendizado dinâmico: aquisição de conhecimento em pouco tempo, com cargas horárias entre 4 e 120 horas
- Foco temático: abordagem de assuntos específicos, como novas tendências, normativas, regulamentações e atualizações relevantes
- Flexibilidade: ideal para quem tem uma rotina intensa, como profissionais de saúde e gestores
- Variedade de formatos: opções presenciais, visitas técnicas, aulas ao vivo (remotas) e a distância
- Aplicabilidade imediata: conteúdos voltados para uso prático no cotidiano profissional
- Fortalecimento do currículo: agregando valor à carreira e impulsionando o crescimento profissional
- Abrangência temática: ampla diversidade de temas oferecidos
- Espaço para networking: possibilidade de troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas
Temas alinhados às demandas do mercado
A Coordenadora dos Cursos de Atualização em Gestão do Ensino Einstein, Barbara Maionchi Berardo, ressalta que atualmente o portfólio reúne mais de 100 temas distintos.
A tradição desses cursos começou em 2011, com foco em atualização na área da saúde. A partir de 2019, os programas passaram a incluir também a área de gestão.
“Oferecemos conteúdos consolidados, como Liderança, Gestão de Pessoas e Estratégia, mas também temas emergentes, como o uso da Inteligência Artificial”, destaca Bárbara.
Entre os lançamentos mais recentes estão o curso de Interoperabilidade na Saúde, que aborda a integração e eficiência dos dados, e os de Saúde Mental, especialmente relevantes após a atualização da NR-01, norma que inclui os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas.
Além disso, há formações voltadas ao desenvolvimento de soft skills, como Comunicação Eficaz, Resolução de Conflitos e Liderança.
Em que momento cursar?
Os Cursos de Atualização do Ensino Einstein são recomendados para os mais diversos momentos da vida profissional.
“Dentro da lógica do lifelong learning (aprendizado ao longo da vida), é essencial que o profissional esteja em constante adaptação às transformações do mercado”, explica Luiz Paulo Kosuge, Supervisor de Operações dos Cursos de Atualização.
Para recém-formados, os cursos ajudam a ampliar a visão sobre as possibilidades de atuação. Para quem está avaliando uma especialização, podem orientar na escolha da área. E para quem busca uma transição de carreira, funcionam como ponto de partida para novos interesses.
“Profissionais em início de carreira também se beneficiam ao desenvolver competências valorizadas no mercado. Já aqueles com mais experiência e reconhecimento encontram oportunidades de networking e novas perspectivas de atuação”, acrescenta Luiz.
No próprio Einstein, pontua Bárbara, o estudo é constante. “Temos exemplos de pessoas que, durante a especialização, fazem atualizações. Na área da saúde, é muito frequente vermos isso”.
Perfil dos alunos
Os participantes dos cursos apresentam perfis diversos. mas há estudantes de todo o Brasil. “Temos desde jovens que estão ingressando na Graduação, até executivos seniores”, relata a Coordenadora.
Empresas também podem investir na capacitação de seus times por meio da área de Soluções Corporativas do Ensino Einstein, com formações em gestão ou saúde.
Excelência nos conteúdos e no corpo docente
As aulas são ministradas por especialistas do Einstein e profissionais renomados do mercado. Os conteúdos são desenvolvidos por referências em suas áreas, com forte base prática. E outros profissionais da saúde contribuem ativamente na construção das formações.
“Muitos buscam nossos cursos para entender como o Einstein atua em determinados temas e como esses conhecimentos podem ser aplicados em diferentes contextos. Em algumas trilhas, oferecemos até imersões internacionais”, destaca Bárbara.
O retorno dos alunos é bastante positivo. “Nossa nota média de satisfação é 9,2 e o NPS (Net Promoter Score) é 78, o que nos coloca no nível de excelência. Sentimos que estamos participando de uma transformação: contribuímos para o fortalecimento do sistema de saúde e para o avanço na carreira das pessoas”, finaliza Luiz.