Variedades

Cursos reconhecidos internacionalmente abrem novas possibilidades profissionais

​É crescente a procura por cursos de atualização de curta duração reconhecidos por instituições científicas de outros países.

Como forma de se diferenciar e atestar a qualidade de suas ofertas, algumas instituições que fornecem cursos na área de saúde estão buscando parcerias com sociedades científicas renomadas mundialmente. O objetivo é oferecer aos alunos uma certificação internacional que chancele os cursos ministrados. Na prática, isso confere ao currículo do profissional um peso ainda maior. Por terem validade internacional, esses certificados possibilitam um crescimento na carreira.

Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein passou a oferecer, há pouco mais de um ano, cursos de atualização certificados por duas associações internacionais para profissionais que atuam em unidades de pronto atendimento e de terapia intensiva. Entre eles estão Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS). A instituição oferece também um curso básico de primeiros socorros aberto para o público leigo: Primeiros Socorros com RCP e DEA – Salva Corações.

“Tanto a grade curricular quanto o público-alvo e a carga horária são definidos pelas associações internacionais, como a American Heart Association (AHA) e o American College of Surgeons (ACS)”, explica Joyce Kelly Silva Barreto, coordenadora do Centro de Simulação Realística Albert Einstein. Em outras palavras, o profissional, ao realizar um desses cursos, estará em contato com o conhecimento mais atualizado por protocolos válidos internacionalmente.

As certificações internacionais possuem prazos de validade que variam de dois a quatro anos. Passados esses períodos, é necessário revalidar o certificado.

Muitas instituições assistenciais estão tornando esses cursos obrigatórios, porém ainda há poucos núcleos de capacitação no Brasil. No Einstein, inicialmente eles foram oferecidos ao público interno, visando à capacitação dos profissionais que atuam na instituição.

“Hoje, esses cursos são abertos a qualquer profissional, independente da entidade em que atue, desde que faça parte do público-alvo, de acordo com a categoria profissional. O certificado, por ser validado por uma instituição internacional, é aceito por outras instituições de saúde”, segundo Joyce. O fato de os cursos terem a grade padronizada internacionalmente garante que a metodologia e o conteúdo possam ser aplicados por instituições hospitalares interessadas.

A demanda é crescente

Desde o lançamento dos cursos até setembro deste ano, cerca de 1.200 profissionais já foram formados. “A demanda tem sido crescente”, comenta Joyce. O curso, além de ser uma oportunidade de capacitação e atualização, abre aos profissionais também a possibilidade de atuarem como instrutores nas turmas seguintes. Joyce explica que o aluno que apresentou um rendimento acima do esperado é convidado a participar do curso de formação para instrutores, que também segue um padrão de conteúdo e carga horária para a formação desse facilitador.

Todos os módulos oferecidos são presenciais, pois se trata de um treinamento prático, que conta com o uso de simuladores. “O conteúdo a ser abordado é enviado previamente ao aluno para estudo. No dia da aula, esse conteúdo é debatido com o grupo e com o instrutor para que, em seguida, tenha início o treinamento prático”, finaliza Joyce.

Conheça os cursos

Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS)tem como foco o tratamento de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória ou que apresentam emergências cardiovasculares.  

Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS)focado no tratamento de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória, reforçando conceitos de avaliação do paciente pediátrico.

Suporte Básico de Vida (BLS)aborda o tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação.

Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS)focado no atendimento a pacientes vítimas de trauma.

Primeiros Socorros com RCP e DEA – Salva Coraçõeso curso foca os aspectos básicos dos primeiros socorros.

Notícias relacionadas