Ciência e Vida

Novas áreas do conhecimento exigem habilidades adicionais dos Médicos

Hoje comemoramos o Dia do Médico refletindo sobre as necessidades atuais da profissão

Reduzir incertezas e estimar riscos fazem parte das novas habilidades desse profissional, que comemora hoje seu dia. A data é uma forma de homenagem ao trabalho de quem se dedica ao bem-estar, à minimização dos desconfortos e à cura de doenças de seus pacientes. Mas também uma oportunidade de reflexão sobre as diferenciadas capacidades exigidas na carreira.

“Os pacientes estarão mais esclarecidos e os médicos deverão estar preparados para discutir os planos terapêuticos de forma mais quantitativa, estimando riscos e benefícios”, afirma o Médico e Coordenador da Graduação em Medicina, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, Dr. Julio Cesar Martins Monte.

Gestão, Economia da Saúde e Finanças também são muito relevantes para a formação e atuação de um Médico que pretende investir em sua carreira, seja como autônomo ou colaborador em instituições de saúde. Somado a isso, é esperado um ambiente colaborativo formado por equipes multiprofissionais.

Conforme o Dr. Julio, essa troca entre profissionais da saúde é muito necessária principalmente devido à velocidade com que a informação médica tem sido atualizada. “Os Médicos mais experientes inclusive podem buscar especializações em Gestão em Saúde por meio de cursos, de acordo com o interesse de ampliar seus conhecimentos nessa área”.

Ele diz que atualmente os alunos da Graduação em Medicina do Einstein contam com um currículo mais abrangente do que em tempos passados e ainda podem investir nesses conhecimentos após a formação. “Hoje em dia, quanto mais competências e habilidades, melhor será o exercício de suas funções como Médico”, afirma o Coordenador.

Estatística

Ter uma boa base de Estatística acaba sendo valoroso para que o profissional possa interpretar de maneira adequada a literatura médica, juntamente com um apurado senso crítico. Saber exatamente o que é relevante para sua prática é uma grande vantagem.

O médico precisa cada vez mais fazer interpretações acertadas a partir das consultas ao enorme volume de conteúdo produzido e disponível.

Essas habilidades são grandes aliadas na hora de reconhecer informações de mais qualidade, as quais proporcionam melhores decisões em benefício do paciente. “Ter um conhecimento mais aprofundado em determinado assunto será cada vez mais essencial”, concorda o Médico e Diretor Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Pedro Borges.

Inovação

A inovação em diferentes áreas, com a presença de startups, também é uma frente de trabalho para Médicos que costumam ter boas ideias para contribuir tanto com a sua área e especialidade quanto com a saúde populacional. “Logo, o empreendedorismo aliado à tecnologia desponta como uma atuação promissora”, diz o Dr. Pedro.

Outra especialização que vai perdurar, segundo os dois especialistas, é a Medicina de Precisão. Com as novas descobertas utilizando os avanços da Engenharia Genética, unidas às tecnologias mais modernas, é possível fazer determinadas projeções ligadas ao tratamento e prevenções de doenças.

A transparência é outro aspecto que tem ganhado mais espaço com o passar do tempo. “O paciente não é mais uma figura passiva. Ele chega ao consultório mais informado do que antes, com dados consistentes sobre riscos e efetividade de seu tratamento”, revela o Dr. Julio.

Diante dessas mudanças, o mercado de trabalho torna-se mais competitivo. “Por isso é recomendável incluir um bom planejamento para a carreira na Medicina até a aposentadoria”, antecipa o Dr. Pedro, ao afirmar que essa ainda não é uma preocupação latente entre esses profissionais.

O comportamento emocional também é um fator a ser observado progressivamente. “O Médico precisa se preocupar inclusive com sua saúde mental de forma efetiva e mais realista. O sistema de saúde deve prestar mais atenção a esse tema, de modo a garantir suporte adequado a esse profissional”, finaliza o Dr. Pedro.

Cursos relacionados

Notícias relacionadas