Variedades

Startups ganham espaço de destaque na área da saúde

​II Encontro Internacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, realizado pelo Einstein, reunirá algumas das principais startups do setor.

O setor da saúde tem se mostrado um ambiente bastante aberto para a atuação das startups – empresas iniciantes que buscam um modelo de negócios escalável, normalmente baseado em tecnologia intensiva. Com criatividade, elas procuram trazer inovação à oferta de produtos e serviços e têm ganhado espaço ao apresentar soluções com custo/benefício atraente para hospitais e pacientes.

Uma das experiências de sucesso nessa área é o software de inteligência artificial para movimentação de cadeiras de rodas Wheelie, desenvolvido pela Hoobox Robtics. O produto reconhece, por meio de tecnologia 3-D, movimentos faciais, como do sorriso, de franzir o nariz e da língua para fora, e atribui essas ações em comando para dirigir a cadeira para a direção desejada.

A Hoobox Robtics é uma das startups parceiras da Eretz.bio, iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein inaugurada em novembro de 2017 com o propósito de fomentar empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil. “Somos uma porta de entrada. Olhamos diferentes projetos e analisamos se eles se dirigem a um problema real, se podem ter um impacto grande, e fazemos uma série de perguntas para avaliar o potencial de sinergia. Aí, damos acesso à estrutura dos laboratórios de pesquisa do Einstein, que são de classe mundial”, explica o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Einstein José Cláudio Terra.

A Eretz.bio (eretz em hebraico significa “terra prometida”) é uma incubadora de startups e leva às empresas a ajuda de especialistas em questões como propriedade intelectual, desenvolvimento de equipamentos e captação de recursos, além de disponibilizar espaço fixo ou acessos esporádicos em um escritório de coworking, localizado na Unidade Vila Mariana.

“Oferecemos o apoio de dezenas de engenheiros de ciência da computação do nosso Laboratório de Inovação, que podem ajudar um biólogo ou um médico que tenha uma ideia de um produto e um protótipo rudimentar a melhorar o desenvolvimento. Queremos que os processos decolem. Se precisar, colocamos dinheiro no projeto, apesar de nosso papel principal não ser esse”, explica Terra.

Encontro promove troca de experiências internacionais

Com o objetivo de reunir profissionais e instituições que influenciam o ecossistema de inovação e empreendedorismo em saúde no Brasil e no mundo, o Einstein realiza em 31 de outubro, em São Paulo, a segunda edição do Encontro Internacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

O evento contará com debates e apresentações de experiências de sucesso de produtos sobre os seguintes temas:

•          Envelhecimento e doenças crônicas.

•          Big data e gestão populacional.

•          Oncologia.

•          Diagnóstico e medicina personalizada.

Entre os palestrantes internacionais que já confirmaram presença estão Ankit Patel (Clover Health), Yahia Megahed (Mendel.ai) e Sergio Wagner (Health Gorilla), todos eles de startups norte-americanas. Representando as startups brasileiras, o Encontro de 2018 contará com a participação da Hoobox, N2B, WeCancer, Gntech e Varstation. Além disso, representantes da Liga Ventures, IFC e Embraer farão um painel sobre tendências em investimentos.

Henri Theunisen, da Brightlands Maastricht Health Campus, um dos principais centros de pesquisa em medicina clínica da Holanda, esteve na primeira edição do encontro, em 2017, e elogiou a iniciativa. “Esse é um evento muito importante, pois envolve vários cientistas, pequenas e grandes empresas, investidores”, disse. “Viemos ao Brasil participar com a ideia de ver o que podemos aprender e como podemos nos ajudar”, acrescentou.

A primeira edição do evento contou com mais de 540 participantes, 250 startups, representantes de hospitais e centros de inovação em saúde do Brasil, Estados Unidos, Holanda e Israel, fundos de venture capital e financiadores públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As inscrições para o II Encontro Internacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, que ocorrerá no auditório Moise Safra, em São Paulo, já estão abertas no site do evento. O encontro contará ainda com a realização simultânea do 8o Circuito Einstein de Startups, cujas inscrições vão até 3 de outubro.

Notícias relacionadas